Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o arco-íris dentro de casa. Que tal aprender a fazer essa experiência e entender como ela acontece? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Arco-íris dentro de casa – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Arco-íris dentro de casa – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Arco-íris dentro de casa – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Arco-íris dentro de casa!
Se a chuva cai e depois aparece o Sol, são grandes as chances de surgir arco-íris no céu! Mas você já se perguntou como esse fenômeno colorido ocorre? Que tal criar um arco-íris dentro de casa para descobrir?
Material
- um copo de vidro com água;
- uma folha de papel em branco;
- uma lanterna.
Passo a passo
Você pode fazer essa experiência no chão ou em cima de uma mesa. Para começar, encha o copo de vidro com água. Depois, pegue a folha de papel em branco e coloque-a deitada em frente ao copo. Em seguida, ligue a lanterna e aproxime a luz do copo com água. O seu objetivo é tentar fazer com que a luz atravesse o copo e só depois atinja o papel. Em alguns instantes, você terá o seu arco-íris.
O que aconteceu?
As cores aparecem no papel, devido a um fenômeno ligado à refração da luz. A refração acontece quando a luz passa de um meio para outro, como do ar para a água, e sofre um desvio na sua trajetória. Neste experimento, em que forçamos a passagem da luz branca através de um copo com água, esperamos que a luz sofra um desvio, certo? Mas vamos a um detalhe importante: a luz branca é formada por várias cores, como o vermelho e o azul. Cada uma dessas cores sofre um desvio diferente e o resultado é a separação da luz branca nas outras cores de sua composição. Isso é o que acontece na natureza: quando chove, em dias ensolarados, os raios luminosos que vêm do Sol passam através das gotas de água e formam um lindo arco-íris!
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 234.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_234.pdf>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “Mas você já se perguntou como esse fenômeno colorido ocorre?”, a que fenômeno o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “Que tal criar um arco-íris dentro de casa para descobrir?”, o texto:
( ) dá um palpite.
( ) faz um convite.
( ) expressa um desejo.
Questão 3 – Ordene (1, 2 e 3) os passos para a realização da experiência:
( ) “[…] encha o copo de vidro com água.”
( ) “[…] ligue a lanterna e aproxime a luz do copo com água.”
( ) “[…] pegue a folha de papel em branco e coloque-a deitada em frente ao copo.”
Questão 4 – Na frase “Em alguns instantes, você terá o seu arco-íris.”, a parte grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Observe:
“As cores aparecem no papel, devido a um fenômeno ligado à refração da luz.”
A expressão destacada introduz:
( ) a causa de um fato.
( ) a finalidade de um fato.
( ) a consequência de um fato.
Questão 6 – O trecho “[…] a luz branca é formada por várias cores, como o vermelho e o azul.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Identifique o fragmento, em que o adjetivo exprime uma opinião:
( ) “Mas vamos a um detalhe importante […]”
( ) “Cada uma dessas cores sofre um desvio diferente […]”
( ) “[…] e formam um lindo arco-íris!”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.