Interpretação de texto: Araras – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre araras. Vamos saber mais a respeito dessas aves? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

S.O.S. Araras

    Vermelho, verde, azul e amarelo, em diferentes tons e combinações – assim são as araras, famosas pelo porte altivo e por suas penas coloridas e uma das aves mais bonitas do mundo.

    Paraíso das araras durante muito tempo, o Brasil ainda é o mais rico do mundo em psitacídeos (aves da família Psittacidae), que inclui também papagaios, periquitos e maritacas, com 72 espécies, quase 20% de todos os membros dessa família.

    Mas depois de mais de 500 anos de exploração inconsequente da natureza, a realidade das araras há muito tempo não é mais a mesma. A população dessas aves, bem como de outros psitacídeos, foi reduzida drasticamente nas últimas décadas, o que resultou em várias espécies extintas e outras seriamente ameaçadas.

    A arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus), por exemplo, foi extinta no final do século passado, e a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), um parente muito próximo da arara, só que bem menor (mede menos de 60 centímetros), não existe mais na natureza devido ao tráfico ilegal de aves raras. O último exemplar selvagem dessa espécie habitava a região de Curaçá, no sertão da Bahia, e vinha sendo monitorado até que desapareceu em outubro de 2000.

    Atualmente, mais duas espécies estão ameaçadas de extinção: a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), e arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). Esta última, embora conhecida pela ciência há apenas 30 anos, é uma das aves mais ameaçadas de extinção do mundo: sua população está em torno de 500 indivíduos.

Maria Ramos.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/s-o-s-araras/>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Vermelho, verde, azul e amarelo, em diferentes tons e combinações […]”

Nessa passagem, o texto refere-se:

(     ) às araras.

(     ) às maritacas.

(     ) aos papagaios.

 

Questão 2 – Na passagem “[…] famosas pelo porte altivo e por suas penas coloridas […]”, o termo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 3 – Em “[…] o Brasil ainda é o mais rico do mundo em psitacídeos (aves da família Psittacidae) […]”, o trecho entre parênteses é:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 4 – Segundo a autora do texto, a população das araras e de outros psitacídeos “foi reduzida drasticamente nas últimas décadas”. Aponte a causa dessa redução:

(     ) espécies extintas.

(     ) espécies ameaçadas de extinção.

(     ) exploração inconsequente da natureza.

 

Questão 5 – Releia:

“[…] mede menos de 60 centímetros […]”

Esse fragmento descreve:

(     ) a ararinha-azul.

(     ) a arara-azul-de-lear.

(     ) a arara-azul-pequena.

 

Questão 6 – No segmento “Atualmente, mais duas espécies estão ameaçadas de extinção […]”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Identifique a espécie de arara que, de acordo com o texto, “é uma das aves mais ameaçadas de extinção do mundo”:

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: