Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a arara-canindé. A ave que traz na plumagem as cores da bandeira do Brasil! Vamos conhecer melhor essa arara? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Arara-canindé – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Arara-canindé – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Arara-canindé – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Arara-canindé
Vive em florestas de galeria, várzeas com palmeiras, interior e bordas de florestas altas
A ave que traz na plumagem as cores da bandeira do Brasil, a arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, está ameaçada de extinção.
Talvez uma das razões seja o fato de ela deslocar-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação, e ser, por isso, uma presa fácil.
Quando as araras-canindés são caçadas para a venda, as árvores com os ninhos normalmente são derrubadas. Isso não só prejudica a reprodução de diversas espécies de aves que utilizam o mesmo ninho em épocas reprodutivas diferentes, como altera por completo o habitat desses animais.
A arara-canindé costuma fazer seus ninhos em buracos no tronco, onde põem seus ovos. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento em seus bicos.
O bico forte dessas aves é comumente usado também para ingerir pedrinhas, que auxiliam na trituração de sementes de algumas das palmeiras que fazem parte da dieta dessas araras. É o caso do buriti, tucum, bocaiuva, carandá e acurí.
As araras-canindé são consideradas “predadoras” de algumas palmeiras, porque ao triturarem suas sementes impedem a dispersão dessas plantas. Mas vale dizer: desde o descobrimento do país, as araras (bem como papagaios, periquitos, jandaias e maracanãs) são responsáveis pela alcunha dada ao Brasil de “Terra dos Papagaios”.
Geralmente, elas voam em pares ou grupos de três indivíduos. A mesma combinação é mantida quando estão em bando (de até 30 indivíduos). […]
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/01/arara-caninde.html>.(Com cortes e adaptações).
Questões
Questão 1 – Em “A ave que traz na plumagem as cores da bandeira do Brasil”, o texto refere-se:
( ) ao periquito.
( ) ao papagaio.
( ) à arara-canindé.
Questão 2 – Releia:
“Talvez uma das razões seja o fato de ela deslocar-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação, e ser, por isso, uma presa fácil.”
Nesse segmento, o texto apresenta:
( ) uma hipótese.
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
Questão 3 – Em “Isso não só prejudica a reprodução de diversas espécies de aves que utilizam o mesmo ninho […]”, o termo grifado retoma uma informação. Qual informação?
Questão 4 – Na passagem “A arara-canindé costuma fazer seus ninhos em buracos no tronco, onde põem seus ovos.”, o verbo sublinhado indica:
( ) um fato habitual.
( ) um fato efêmero.
( ) um fato ocasional.
Questão 5 – No segmento “Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana […]”, a parte destacada exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Segundo o texto, as araras-canindés “são consideradas ‘predadoras’ de algumas palmeiras”. Por quê?
Questão 7 – O trecho “Geralmente, elas voam em pares ou grupos de três indivíduos.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.