Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado é “A aranha e o buraco da fechadura”.
Baixe esta atividade de português em modelo do Word (que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A aranha e o buraco da fechadura – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A aranha e o buraco da fechadura – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A aranha e o buraco da fechadura – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A ARANHA E O BURACO DA FECHADURA
A aranha precisava encontrar urgentemente um lugar para morar, e por isso andava pelas paredes da casa em que entrara, à procura de um canto onde pudesse abrigar-se adequadamente. Caminhou para cá, caminhou para lá, olhou de um lado, olhou de outro, e já estava se sentindo cansada de tanto bater perna sem descobrir o que desejava, quando resolveu verificar mais de perto a fechadura de uma porta.
Ela a examinou com cuidado e atenção, primeiramente por fora, depois por dentro, e acabou chegando à conclusão de que finalmente achara o lugar ideal para esconder-se, não só porque seria quase impossível a alguém desconfiar que aquele buraco metálico houvesse se transformado em moradia, mas principalmente pelo fato de que o lugar permitia a quem nele morasse, uma visão ampla e perfeita de tudo o que acontecesse tanto de um lado da porta, como de outro. Satisfeita, a aranha pôs-se a então a imaginar:
– Lá no alto da porta eu posso tecer uma teia bem trabalhada, onde com toda certeza pegarei muitas moscas; e também uma outra lá na parte de baixo, perto do chão, que é por onde andam os besourinhos. E aqui no meio, bem junto às duas entradas da minha nova casa, uma terceira armadilha, na qual conseguirei armazenar uma boa provisão de mosquitos.
A aranha estava mais que radiante com a fechadura que acabara de descobrir, uma autêntica fortaleza de ferro, estreita e aparentemente inexpugnável, e isso lhe dava uma sensação de segurança como jamais sentira em qualquer outro momento da vida. E ela permanecia assim, embalada pelo sentimento de confiança absoluta no futuro tranquilo e confortável que o destino havia lhe reservado, quando de repente, ouviu o som de passos que se aproximavam.
Amedrontada, a aranha correu depressa para o fundo do buraco da fechadura, sem desconfiar que a chave era a legítima proprietária do mesmo, e fora justamente ela quem acabara de chegar e ser colocada em seu lugar, expulsando a invasora da moradia que sequer havia conseguido inaugurar.
Moral da história: Ninguém deve alimentar a ideia de que pode apoderar-se das coisas que já têm dono.
Baseado em fábula do mesmo nome, de Leonardo da Vinci.
Compreensão de texto
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Sobre o que fala o texto?
R.:
3) Quem é o personagem principal da história?
R.:
4) Onde se passa a história?
R.:
5) O que a aranha estava procurando? Ela conseguiu o que queria?
R.:
6) Quais as vantagens que a aranha encontrou em sua nova casa?
R.:
7) Qual foi o problema que a aranha encontrou?
R.:
8) Explique com suas palavras o que quer dizer a moral da história.
R.:
9) Circule no texto os adjetivos que encontrar.
10) Se você fosse a aranha que lugar você escolheria para fazer sua casa? Justifique sua resposta.
R.:
8 comentários
Site maravilhoso, parabéns pelos trabalhos disponíveis aqui,foi muito proveitoso para minhas aulas, que bela atitude compartilhar. Deus os abençõe.
Muito obrigada pelo comentário, ficamos realmente felizes em poder ajudar.
Parabéns! As atividades são ótimas.
As atividades sâo excelentes.
Que deus continue iluminando quem teve a ideia de postar tantas atividades maravilhosas. Parabéns e muito obrigada.
Adoro esse site aproveito muitas atividades, são excelentes estão de parabéns!
Hoje é a primeira vez que acesso o site, mas posso dizer pelo que já li das atividades é excelente, contribui muito para nos ajudar no cotidiano escolar, onde os alunos na sua maioria vem cada vez mais desinteressados a ler, escrever ou calcular algo que é do seu cotidiano familiar.Parabéns pelo site e pelo trabalho.
Legal para a minha sala do 5° ano e eu também é claro né??