Início Série8º ano Interpretação de texto: Apelo – 8º ano

Interpretação de texto: Apelo – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o apelo. Em “Venha para casa, Senhora, por favor.”, a que Senhora o narrador se dirige? Por que faz um apelo a ela? Vamos conhecer essa história? Então, leia com atenção o texto Apelo, escrito por Dalton Trevisan. Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável no Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                DATA:

PROF:                                                                                      TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas:

Apelo

    Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

    Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite e eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

    E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada − o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

TREVISAN, Dalton. “Mistérios de Curitiba”. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.

 

Questões

Questão 1 – Em “Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina.”, o narrador:

(     ) faz uma crítica à Senhora.

(     ) faz uma queixa à Senhora.

(     ) faz uma confissão à Senhora.

 

Questão 2 – No segmento “A notícia de sua perda veio aos poucos […]”, a expressão grifada poderia ser substituída por:

(     ) paulatinamente.

(     ) incessantemente.

(     ) esporadicamente.

 

Questão 3 – O narrador expõe os fatos que fizeram com que a ausência da Senhora não fosse sentida, num determinado espaço de tempo. Identifique-os:

 

 

Questão 4 – No fragmento “Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou.”, o termo “Senhora” desempenha a função de:

(     ) sujeito.

(     ) aposto.

(     ) vocativo.

 

Questão 5 – Na oração “[…] ninguém os guardou debaixo da escada.”, o pronome destacado foi empregado para retomar:

 

 

Questão 6 – Na passagem “Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos.”, o trecho sublinhado exprime:

(     ) o modo de o narrador ir beber com os amigos.

(     ) a finalidade de o narrador ir beber com os amigos.

(     ) a consequência de o narrador ir beber com os amigos.

 

Questão 7 – No período “Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.”, a conjunção “e” tem valor:

(     ) aditivo.

(     ) alternativo.

(     ) adversativo.

 

Questão 8 – Na parte “Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando.”, os dois-pontos introduzem um fato:

(     ) que explica o fato anterior.

(     ) que contradiz o fato anterior.

(     ) que complementa o fato anterior.

 

Questão 9 – O narrador encerra o texto com:

(     ) um apelo à senhora.

(     ) uma ordem à Senhora.

(     ) um conselho à Senhora.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário