Interpretação de texto: Anta Jasmim – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a anta Jasmim. Ela foi solta hoje (29) na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), no município fluminense de Cachoeiras de Macacu, onde passará a viver livre. Vamos saber mais a respeito desse fato? Para tanto, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Anta Jasmim é solta na Reserva Ecológica de Guapiaçu

Espécie foi considerada extinta no início do século 20

    A anta Jasmim foi solta hoje (29) na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), no município fluminense de Cachoeiras de Macacu, onde passará a viver livre. Em movimento de preservação da espécie, o Zoológico de Guarulhos doou o animal para a reserva, onde desde o último mês de agosto Jasimim esteve em área de aclimatação de um hectare. A espécie chegou a ser considerada extinta no início do século 20, devido à caça predatória.

    A coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu, da Regua, Gabriela Viana, disse à Agência Brasil que Jasmim, filha das antas Antônia e Antenor, que permanecem no zoológico privado de Guarulhos, vai continuar recebendo alimentos até que aprenda a viver junto com outros animais da sua espécie Tapirus terrestris que estão vivendo nessa floresta do estado do Rio de Janeiro. “Ela já começa a descobrir alimentos na natureza que consegue buscar. A ideia é que ela aprenda a viver por si só”, disse Gabriela. O Projeto Guapiaçu vai monitorar Jasmim por meio de colar de telemetria.

    A equipe do Projeto Refauna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai ficar acompanhando Jasmim, que terá livre acesso ao viveiro de aclimatação onde permaneceu nos últimos 60 dias. Gabriela informou que a equipe vai retirar aos poucos o alimento que é fornecido, para que ela não sinta nenhuma deficiência nutricional. “Ela vai se enturmar com os outros e a gente espera que tenham logo mais filhotes”, externou a coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu.

Alana Gandra. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br>. (Fragmento). Acesso em: 29 de outubro de 2020.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) noticiar um fato.

(     ) contar uma história.

(     ) dar uma orientação.

 

Questão 2 – No segmento “[…] o Zoológico de Guarulhos doou o animal para a reserva […]”, uma expressão retoma a anta Jasmim. Identifique essa expressão:

R:

 

Questão 3 – No período “A espécie chegou a ser considerada extinta no início do século 20, devido à caça predatória.”, a parte sublinhada indica:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 4 – O trecho “filha das antas Antônia e Antenor” apresenta Jasmim. Por isso, ele desempenha a função de:

(     ) sujeito.

(     ) aposto.

(     ) vocativo.

 

Questão 5 – Releia esta passagem do texto:

“O Projeto Guapiaçu vai monitorar Jasmim por meio de colar de telemetria.”

 A locução, que exprime a ação do Projeto Guapiaçu, equivale ao verbo:

(     ) “monitorou”.

(     ) “monitora”.

(     ) “monitorará”.

 

Questão 6 – Em “Gabriela informou que a equipe vai retirar aos poucos o alimento que é fornecido, para que ela não sinta nenhuma deficiência nutricional.”, a expressão grifada introduz:

(     ) o tempo do fato anterior.

(     ) a justifica do fato anterior.

(     ) a finalidade do fato anterior.

 

Questão 7 – No segmento “Ela vai se enturmar com os outros e a gente espera que tenham logo mais filhotes”, o vocábulo sublinhado expressa uma circunstância:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – As aspas foram usadas no texto para:

(     ) assinalar falas alheias.

(     ) marcar traços da linguagem informal.

(     ) destacar os trechos mais importantes.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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