Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o livro Anne de Green Gables. Trata-se da história de Anne Shirley, uma menina ruiva que foi enviada, por engano, a um casal de irmãos, que desejava um menino. Vamos saber mais a respeito desse livro? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Anne de Green Gables – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Anne de Green Gables – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Anne de Green Gables – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Anne de Green Gables”
Quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables, na Prince Edward Island, no Canadá, decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda, não estão preparados para o “erro” que mudará suas vidas: Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, acaba sendo enviada, por engano, pelo orfanato.
Apesar do acontecimento inesperado, a natureza expansiva, sempre de bem com a vida, a curiosidade, a imaginação peculiar e a tagarelice da menina conquistam rapidamente os relutantes pais adotivos. O espírito combativo e questionador de Anne logo atrai o interesse das pessoas do lugar – e muitos problemas também.
No entanto, Anne era uma espécie de Pollyanna, e sua capacidade de ver sempre o lado bonito e positivo de tudo, seu amor pela vida, pela natureza, pelos livros conquista a todos, e ela acaba sendo “adotada” também pela comunidade.
Publicada pela primeira vez em 1908, esta história deliciosa, que ilustra valores fundamentais como a ética, a solidariedade, a honestidade e a importância do trabalho e da amizade, teve numerosas edições, já tendo vendido mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. Foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro e o cinema.
Autora do livro “Anne de Green Gables”: Lucy Maud Montgomery. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto acima é:
( ) uma notícia.
( ) uma resenha.
( ) um artigo de opinião.
Questão 2 – Segundo o texto, os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert decidem adotar um menino para ajudar nos serviços da fazenda. Porém, surge um fato inesperado.
A que fato o texto se refere?
Questão 3 – Na passagem “[…] a natureza expansiva, sempre de bem com a vida, a curiosidade, a imaginação peculiar […]”, o autor elenca:
( ) ações da menina Anne Shirley.
( ) estados da menina Anne Shirley.
( ) características da menina Anne Shirley.
Questão 4 – No trecho “[…] a imaginação peculiar e a tagarelice da menina conquistam rapidamente os relutantes pais adotivos.”, o vocábulo sublinhado expressa uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Em “[…] Anne era uma espécie de Pollyanna […]”, o autor do texto:
( ) faz uma comparação.
( ) expõe uma sugestão.
( ) exprime uma suposição.
Questão 6 – No segmento “[…] e ela acaba sendo ‘adotada’ também pela comunidade.”, o termo destacado foi usado para retomar:
( ) Anne.
( ) Pollyanna.
( ) nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 7 – Na parte “[…] esta história deliciosa, que ilustra valores fundamentais como a ética, a solidariedade, a honestidade e a importância do trabalho e da amizade […]”, o autor:
( ) avalia a história “Anne de Green Gables”.
( ) cita um trecho da história “Anne de Green Gables”.
( ) levanta uma hipótese sobre a história “Anne de Green Gables”.
Questão 8 – Releia este período do texto:
“Foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro e o cinema.”
O termo “e” indica:
( ) a soma de fatos.
( ) a alternância de fatos.
( ) a contradição de fatos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.