Início Série6º ano Interpretação de texto: Anne de Green Gables – 6º ano

Interpretação de texto: Anne de Green Gables – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o livro Anne de Green Gables. Trata-se da história de Anne Shirley, uma menina ruiva que foi enviada, por engano, a um casal de irmãos, que desejava um menino. Vamos saber mais a respeito desse livro? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

“Anne de Green Gables”

    Quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables, na Prince Edward Island, no Canadá, decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda, não estão preparados para o “erro” que mudará suas vidas: Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, acaba sendo enviada, por engano, pelo orfanato.

    Apesar do acontecimento inesperado, a natureza expansiva, sempre de bem com a vida, a curiosidade, a imaginação peculiar e a tagarelice da menina conquistam rapidamente os relutantes pais adotivos. O espírito combativo e questionador de Anne logo atrai o interesse das pessoas do lugar – e muitos problemas também.

    No entanto, Anne era uma espécie de Pollyanna, e sua capacidade de ver sempre o lado bonito e positivo de tudo, seu amor pela vida, pela natureza, pelos livros conquista a todos, e ela acaba sendo “adotada” também pela comunidade.

    Publicada pela primeira vez em 1908, esta história deliciosa, que ilustra valores fundamentais como a ética, a solidariedade, a honestidade e a importância do trabalho e da amizade, teve numerosas edições, já tendo vendido mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. Foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro e o cinema.

Autora do livro “Anne de Green Gables”: Lucy Maud Montgomery. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto acima é:

(     ) uma notícia.

(     ) uma resenha.

(     ) um artigo de opinião.

 

Questão 2 – Segundo o texto, os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert decidem adotar um menino para ajudar nos serviços da fazenda. Porém, surge um fato inesperado.

A que fato o texto se refere?

 

Questão 3 – Na passagem “[…] a natureza expansiva, sempre de bem com a vida, a curiosidade, a imaginação peculiar […]”, o autor elenca:

(     ) ações da menina Anne Shirley.

(     ) estados da menina Anne Shirley.

(     ) características da menina Anne Shirley.

 

Questão 4 – No trecho “[…] a imaginação peculiar e a tagarelice da menina conquistam rapidamente os relutantes pais adotivos.”, o vocábulo sublinhado expressa uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Em “[…] Anne era uma espécie de Pollyanna […]”, o autor do texto:

(     ) faz uma comparação.

(     ) expõe uma sugestão.

(     ) exprime uma suposição.

 

Questão 6 – No segmento “[…] e ela acaba sendo ‘adotada’ também pela comunidade.”, o termo destacado foi usado para retomar:

(     ) Anne.

(     ) Pollyanna.

(     ) nenhuma das alternativas anteriores.

 

Questão 7 – Na parte “[…] esta história deliciosa, que ilustra valores fundamentais como a ética, a solidariedade, a honestidade e a importância do trabalho e da amizade […]”, o autor:

(     ) avalia a história “Anne de Green Gables”.

(     ) cita um trecho da história “Anne de Green Gables”.

(     ) levanta uma hipótese sobre a história “Anne de Green Gables”.

 

Questão 8 – Releia este período do texto:

“Foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro e o cinema.”

O termo “e” indica:

(     ) a soma de fatos.

(     ) a alternância de fatos.

(     ) a contradição de fatos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário