Interpretação de texto: Anne de Avonlea – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Anne de Avonlea”: Vol. 2 da Série “Anne de Green Gables”. Anne Shirley agora tem 16 anos. Terminados os estudos de nível médio, desistiu do curso superior para ficar com a mãe adotiva, Marilla, em Green Gables. Que tal saber mais a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Anne de Avonlea”: Vol. 2 da Série “Anne de Green Gables”

    Anne Shirley agora tem 16 anos. Terminados os estudos de nível médio, desistiu do curso superior para ficar com a mãe adotiva, Marilla, em Green Gables.

    É a nova professora da escola da vila, assim como vários de seus amigos são professores em outros condados da ilha. Tem conceitos idealistas e românticos sobre ensinar, mas acaba descobrindo quão difícil – e gratificante – o ensino pode ser.

    Quando Marilla “herda” dois parentes, órfãos de 6 anos, Anne ajuda a criá-los. E encontra também outros desafios, desenvolvendo alguns projetos de melhoria da vila, nem todos com resultados positivos…

    Apesar das responsabilidades e de já ser considerada adulta pela sociedade, a história não deixa de mostrar o lado inocente, alegre e inventivo de Anne Shirley, e seu amor pela vida, sempre cheia de possibilidades.

    Neste segundo volume, Lucy Maud Montgomery continua a nos cativar com seu humor único, com pitadas de malícia, e com seus personagens bem construídos, cujas ações são sempre permeadas por valores essenciais à convivência e à consciência humanas.

Autora do livro “Anne de Avonlea”: Lucy Maud Montgomery. 
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Qual é o objetivo do texto acima?

 

 

Questão 2 – Releia:

“É a nova professora da escola da vila, assim como vários de seus amigos são professores em outros condados da ilha.”

Nessa passagem, o texto refere-se à:

(     ) Anne Shirley.

(     ) Marilla.

(     ) Lucy Maud Montgomery.

 

Questão 3 – Em “Tem conceitos idealistas e românticos sobre ensinar, mas acaba descobrindo quão difícil – e gratificante – o ensino pode ser.”, o termo sublinhado foi usado para:

(     ) intensificar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

 

Questão 4 – O trecho “Quando Marilla ‘herda” dois parentes, órfãos de 6 anos, Anne ajuda a criá-los.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – No fragmento “E encontra também outros desafios, desenvolvendo alguns projetos de melhoria da vila, nem todos com resultados positivos…”, a palavras “todos” retoma:

(     ) “desafios”.

(     ) “projetos de melhoria da vila”.

(     ) “resultados positivos”.

 

Questão 6 – Grife a seguir o vocábulo que exprime tempo:

“Apesar das responsabilidades e de já ser considerada adulta pela sociedade […]”

 

Questão 7 – Observe:

“Neste segundo volume, Lucy Maud Montgomery continua a nos cativar com seu humor único, com pitadas de malícia, e com seus personagens bem construídos […]”

Nesse segmento, o texto:

(     ) faz uma avaliação do livro.

(     ) levanta uma hipótese sobre o livro.

(     ) apresenta um resumo geral do livro.

 

Questão 8 – Na parte “[…] cujas ações são sempre permeadas por valores essenciais à convivência e à consciência humanas.”, o termo destacado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se  contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: