Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Anne de Avonlea”: Vol. 2 da Série “Anne de Green Gables”. Anne Shirley agora tem 16 anos. Terminados os estudos de nível médio, desistiu do curso superior para ficar com a mãe adotiva, Marilla, em Green Gables. Que tal saber mais a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Anne de Avonlea – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Anne de Avonlea – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Anne de Avonlea – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Anne de Avonlea”: Vol. 2 da Série “Anne de Green Gables”
Anne Shirley agora tem 16 anos. Terminados os estudos de nível médio, desistiu do curso superior para ficar com a mãe adotiva, Marilla, em Green Gables.
É a nova professora da escola da vila, assim como vários de seus amigos são professores em outros condados da ilha. Tem conceitos idealistas e românticos sobre ensinar, mas acaba descobrindo quão difícil – e gratificante – o ensino pode ser.
Quando Marilla “herda” dois parentes, órfãos de 6 anos, Anne ajuda a criá-los. E encontra também outros desafios, desenvolvendo alguns projetos de melhoria da vila, nem todos com resultados positivos…
Apesar das responsabilidades e de já ser considerada adulta pela sociedade, a história não deixa de mostrar o lado inocente, alegre e inventivo de Anne Shirley, e seu amor pela vida, sempre cheia de possibilidades.
Neste segundo volume, Lucy Maud Montgomery continua a nos cativar com seu humor único, com pitadas de malícia, e com seus personagens bem construídos, cujas ações são sempre permeadas por valores essenciais à convivência e à consciência humanas.
Autora do livro “Anne de Avonlea”: Lucy Maud Montgomery.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Qual é o objetivo do texto acima?
Questão 2 – Releia:
“É a nova professora da escola da vila, assim como vários de seus amigos são professores em outros condados da ilha.”
Nessa passagem, o texto refere-se à:
( ) Anne Shirley.
( ) Marilla.
( ) Lucy Maud Montgomery.
Questão 3 – Em “Tem conceitos idealistas e românticos sobre ensinar, mas acaba descobrindo quão difícil – e gratificante – o ensino pode ser.”, o termo sublinhado foi usado para:
( ) intensificar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Questão 4 – O trecho “Quando Marilla ‘herda” dois parentes, órfãos de 6 anos, Anne ajuda a criá-los.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – No fragmento “E encontra também outros desafios, desenvolvendo alguns projetos de melhoria da vila, nem todos com resultados positivos…”, a palavras “todos” retoma:
( ) “desafios”.
( ) “projetos de melhoria da vila”.
( ) “resultados positivos”.
Questão 6 – Grife a seguir o vocábulo que exprime tempo:
“Apesar das responsabilidades e de já ser considerada adulta pela sociedade […]”
Questão 7 – Observe:
“Neste segundo volume, Lucy Maud Montgomery continua a nos cativar com seu humor único, com pitadas de malícia, e com seus personagens bem construídos […]”
Nesse segmento, o texto:
( ) faz uma avaliação do livro.
( ) levanta uma hipótese sobre o livro.
( ) apresenta um resumo geral do livro.
Questão 8 – Na parte “[…] cujas ações são sempre permeadas por valores essenciais à convivência e à consciência humanas.”, o termo destacado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.