Atividade de interpretação de texto, indicada a alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, utilizando o texto “Amigos”.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Amigos – 3º ou 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Amigos – 3º ou 4º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Amigos – 3º ou 4º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Amigos
Toda manhã, o galo Juvenal tinha de acordar os outros animais do sitio. É claro que o rato Frederico e o porco Valdemar lhe davam uma mãozinha. Pois amigos de verdade sempre ajudam uns aos outros.
Depois, eles pegavam a bicicleta e saiam pedalando pela manhã a fora.
Nem um caminho pedregoso era obstáculo para eles. Nenhuma curva fechada atrapalhava seu passeio, nenhuma poça d’água era funda aponto de assustá-los.
Eles paravam para descansar na beira lagoa. Gostavam de pegar as pedras lisinhas e chatas do chão e apostar quem acertava, mas longe dentro do lago.
Um dia, o rato Frederico descobriu um velho barco. Então Frederico, Juvenal e Valdemar decidiram tornarem-se piratas. Pois amigos de verdade sempre fazem as coisas juntos.
Lançaram-se á aventura. Em apenas um dia, já tinham dominado toda a lagoa. Mas a fome chegou e trouxe os piratas de volta a terra…
Eles foram colher cerejas assim: uma cereja para o galo Juvenal, uma para o rato Frederico… e duas para o porco Valdemar, que era o pirata mais faminto!
O rato Frederico achou que assim estava direito, mas o galo Juvenal protestou. Por isso, Juvenal acabou ganhando, também, os caroços.
Logo as sombras começaram a ficar cada vez mais compridas… Então eles voltaram para casa.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Quantos parágrafos há no texto?
R:
3) Quem é Juvenal?
R:
4) Por que Frederico e Valdemar ajudavam o galo?
R:
5) O que aconteceu quando acharam um barco?
R:
6) Por que eles resolveram voltar para casa?
R:
Por ACESSABER