Interpretação de texto: Álvares de Azevedo – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Álvares de Azevedo. Vamos conhecer a história desse grande escritor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Álvares de Azevedo

    O poeta Manoel Antônio Álvares de Azevedo, ou simplesmente Álvares de Azevedo, como ficou conhecido, nasceu ainda no Brasil Império, em São Paulo, 12 de setembro de 1831.

    Ainda menino foi para o Rio de Janeiro, onde iniciou os seus estudos. Em 1847, aos 16 anos, voltou para São Paulo, para estudar na Faculdade de Direito e rapidamente suas produções literárias ficaram conhecidas. Romântico e sentimental, era chamado por colegas e pela família de Maneco, e foi um escritor que transitou em vários caminhos como contista, dramaturgo, poeta e ensaísta.

    Especialistas dizem que ele é um expoente da literatura gótica brasileira, porque tendia a trabalhar com os opostos como o amor e a morte, o platonismo e o sarcasmo, o otimismo e o pessimismo, o bem e o mal.

    Escreveu obras que são clássicos da nossa literatura como a “Antologia Poética Lira dos vinte anos”, a peça de teatro “Macário” e os “Contos de noite na taverna”.

    Também trabalhou em traduções como o quinto ato de “Otelo”, de Shakespeare e “Parisina” de Lord Byron. 

    Produziu tanto e tão rápido que parecia saber que a vida lhe reservava pouco tempo e que a morte chegaria aos 20 anos.

    Sua obra foi editada depois de sua morte. Pertenceu à segunda geração do Romantismo.

Disponível em: <https://radios.ebc.com.br/antena-mec/2021/09/momento-literario-traz-aspectos-da-vida-de-alvares-de-azevedo>. (Com cortes e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ainda menino foi para o Rio de Janeiro, onde iniciou os seus estudos.”, o texto refere-se:

 

 

Questão 2 – No trecho “Em 1847, aos 16 anos, voltou para São Paulo, para estudar na Faculdade de Direito […]”, o fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 3 – No segmento “[…] e rapidamente suas produções literárias ficaram conhecidas.”, o termo sublinhado foi usado para exprimir:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 4 – Observe:

“[…] transitou em vários caminhos como contista, dramaturgo, poeta e ensaísta.”

Esse segmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Releia:

“Especialistas dizem que ele é um expoente da literatura gótica brasileira, porque tendia a trabalhar com os opostos como o amor e a morte, o platonismo e o sarcasmo […]”

O vocábulo grifado tem o sentido equivalente a:

(     ) “mas”.

(     ) “pois”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 6 – Em “Também trabalhou em traduções como o quinto ato de ‘Otelo’, de Shakespeare e ‘Parisina’ de Lord Byron.”, a palavra “como” introduz:

   ) exemplos de obras traduzidas por Álvares de Azevedo.

(     ) uma conclusão sobre obras traduzidas por Álvares de Azevedo.

(     ) uma comparação entre obras traduzidas por Álvares de Azevedo.

 

Questão 7 – Segundo o texto, Álvares de Azevedo “parecia saber que a vida lhe reservava pouco tempo e que a morte chegaria aos 20 anos”. Isso porque:

(     ) “produziu tanto e tão rápido”.

(     ) “sua obra foi editada depois de sua morte”.

(     ) “pertenceu à segunda geração do Romantismo”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: