Interpretação de texto: Ajudando um urso – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Ajudando um urso.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

 

Ajudando um urso

 

    De onde vinha aquele barulho? Os curiosos bezerrinhos Momo e Piti escaparam do sitio do mel seguindo o som. Num buraco, uma voz os chamava:
    – Estou perdido! – chorou Xavier, o ursinho. – Escorreguei e cai neste buraco.
    – Não se preocupe! – disse Momo. – Suba nas minhas costas!
    – Mas sou pesado demais para você…
    – Daremos um jeito! – disse Piti.
    Os dois corajosos bezerrinhos carregaram o ursinho até o alto. Chegando lá em cima, uma voz grossa os paralisou:
    – Quem está ai? – rugiu o papai urso.
    – Sou eu, papai eles me ajudaram a subir, porque cai em um buraco.
    O papai urso se acalmou, mas os bezerrinhos ainda estavam tremendo diante do enorme urso!
    – Não se preocupem, vou acompanhá-los! – disse o papai urso. – O caminho pode ser perigoso.
    Momo e Piti ficaram muito felizes por terem ajudado o ursinho! Era uma pena todos temerem os ursos, pois eles podiam ser muito gentis!

 

Questões

 

1) Qual é o título do texto?
R.

2) Os curiosos bezerrinhos Momo e Piti escaparam do sitio do mel seguindo que som?
R.

 

3) O que o Momo disse para o ursinho?
R.

 

4) Quando o ursinho disse que era pesado demais para ele carregar, o que Piti respondeu?
R.

 

5) O que os dois corajosos bezerrinhos fizeram para ajudar o ursinho?
R.

 

6) Chegando lá em cima o que os paralisou?
R.

 

7) O papai urso se acalmou, mas os bezerrinhos ainda estavam tremendo. Por quê?
R.

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: