Início Série8º ano Interpretação de texto: Águia na beira do rio – 8º ano

Interpretação de texto: Águia na beira do rio – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, indicada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre a águia na beira do rio. Segundo o texto, não é só o velho e famoso sapo-cururu que mora na beira do rio. A águia-cinzenta é outra que vive por ali. Já ouviu falar dessa águia? Não? Então, que tal conhecê-la, descobrindo as suas características e os seus hábitos? Para isso, leia o texto Águia na beira do rio! Em seguida, responda às variadas questões que exploram esse texto! Vamos lá?

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de língua portuguesa em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Águia na beira do rio 

    Não é só o velho e famoso sapo-cururu que mora na beira do rio. A águia-cinzenta é outra que vive por ali. A Harpyhalietus coronatus, como é chamada pelos cientistas, prefere habitar áreas campestres, mas também gosta de ficar perto das águas, em ambientes conhecidos como matas de galeria.

    Pesando cerca de três quilos e medindo, aproximadamente, 66 centímetros de altura, essa águia é considerada uma das maiores do Brasil. Por causa da plumagem cinza-escura que encobre a maior parte do seu corpo, foi ela que se tornou popularmente conhecida como águia-cinzenta. Suas asas são longas e largas, mas sua cauda é curta, com a ponta negra e uma faixa transversal branca. As pernas dessa ave são amarelas e compridas e os dedos, curtos. A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior. Aqueles que não atingiram a fase adulta – os imaturos, como são chamados pelos cientistas – têm uma faixa creme acima do olho e a parte inferior do corpo com estrias esbranquiçadas.

    A águia-cinzenta tem uma voz forte e para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas que soa em nossos ouvidos como um “gli, gli, gli”.

    Ela vive solitária, podendo, às vezes, ser encontrada em atividade durante todo o dia, até o anoitecer. Gosta de pousar sobre postes ou estacas, onde fica observando suas presas. Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os tatus.

    A águia-cinzenta constrói seus ninhos em árvores e, como a maioria das grandes aves, se reproduz em intervalos de mais de um ano, ocasião em que põe apenas um ovo, que chega a pesar, aproximadamente, 100 gramas. Os filhotes necessitam do cuidado dos pais por seis meses ou mais e, em geral, só se tornam adultos quanto atingem entre dois e três anos de idade.

    A destruição dos locais onde vive essa águia, como o cerrado – um dos seus principais habitats – tem prejudicado a alimentação, a reprodução e a moradia da águia-cinzenta. O desmatamento, as queimadas e o uso excessivo de pesticidas – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas plantações – também contribuem para a destruição de seu ambiente natural. Por tudo isso, a águia-cinzenta encontra-se seriamente ameaçada de extinção.

Aline Braga Moreno e Maria Alice S. Alves. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 285. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “A águia-cinzenta é outra que vive por ali.”, as autoras empregam a palavra “ali” para retomar o lugar onde vive a águia-cinzenta. Identifique esse lugar:

 

Questão 2 – As autoras citam um hábito da águia-cinzenta no trecho:

(     ) “[…] é considerada uma das maiores do Brasil.”

(     ) “A águia-cinzenta tem uma voz forte […]”

(     ) “Gosta de pousar sobre postes ou estacas […]”

 

Questão 3 – Em “Pesando cerca de três quilos […]”, as autoras do texto citam:

(     ) o peso exato da águia-cinzenta.

(     ) o peso provável da águia-cinzenta.

(     ) o peso aproximado da águia-cinzenta.

 

Questão 4 – No segmento “[…] com a ponta negra e uma faixa transversal branca.”, as autoras do texto caracterizam:

(     ) as asas da águia-cinzenta.

(     ) a cauda da águia-cinzenta.

(     ) as pernas da águia cinzenta.

 

Questão 5 – No fragmento “A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior […]”, o vocábulo sublinhado expressa:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 6 – Na passagem “A águia-cinzenta tem uma voz forte e para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas […]”, o termo “para” indica:

(     ) um destino.

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 7 – Na frase “Ela vive solitária, podendo, às vezes, ser encontrada em atividade durante todo o dia […]”, a locução grifada aponta para um fato:

(     ) efêmero.

(     ) contínuo.

(     ) esporádico.

 

Questão 8 – No período “Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os tatus.”, a palavra “como” exprime:

(     ) um exemplo de pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.

(     ) um contraste entre os pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.

(     ) uma comparação entre pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.

 

Questão 9 – No segmento “[…] a maioria das grandes aves, se reproduz em intervalos de mais de um ano […]”, o uso do verbo no singular é:

(     ) proibido.

(     ) obrigatório.

(     ) facultativo.

 

Questão 10 – Na parte “[…] – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas plantações – […]”, as autoras do texto definem:

(     ) “o desmatamento”.

(     ) “as queimadas”.

(     ) “pesticidas”.

 

Questão 11 – Em “[…] tem prejudicado a alimentação, a reprodução e a moradia da águia-cinzenta.”, a que fato as autoras se referem?

 

Questão 12 – No fragmento “Por tudo isso, a águia-cinzenta encontra-se seriamente ameaçada de extinção.”, o termo evidenciado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 13 – A expressão “Harpyhalietus coronatus” aparece destacada no texto porque:

(     ) é pouco conhecida.

(     ) é de origem estrangeira.

(     ) foi escrita incorretamente.

 

Questão 14 – Pode-se afirmar que o texto lido tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Leonete 16 de outubro - 13:11

Excelente. Vai me ajudar muito no estudos das crianças. Ampliar mais os conhecimento deles

Responder
Denyse Lage Fonseca 23 de outubro - 22:18

Oi, Leonete!

Ficamos muito felizes as suas palavras sobre o nosso trabalho!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário