Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os insetos voadores. Vamos saber mais a respeito deles? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
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Leia:
A vida dos incríveis insetos voadores
Quando falamos em animais voadores, logo imaginamos as aves. Realmente elas são mestras do ar. Algumas espécies fazem longos voos, com grandes altitudes e distâncias. Temos também os morcegos, exemplo de mamífero entre os bichos voadores.
Entre os insetos existem muitos seres alados, conta o biólogo Guilherme Domenichelli, criador do canal Animal TV. Alguns não voam tão bem, como as baratas, mas outros são excelentes voadores, como abelhas, marimbondos, gafanhotos, cigarras, vespas e borboletas.
As borboletas-monarcas, por exemplo, realizam uma migração épica, percorrendo cerca de 4.800 quilômetros! A cada outono, as monarcas deixam seus habitats de verão no norte dos Estados Unidos e Canadá rumo a seus habitats de inverno na Califórnia e no México.
Além de percorrer grandes distâncias, os insetos também podem voar bem alto! Cientistas do Departamento de Zoologia e Fisiologia da Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos, coletaram gafanhotos voando a 4.500 metros de altura. Algumas espécies de moscas alcançam altitudes acima de 5.000 metros e espécies de borboletas acima de 6.000 metros.
Assim como nós, os insetos enfrentam muitos desafios em grandes altitudes. A redução de oxigênio é uma delas. Eles precisam fornecer oxigênio suficiente para seus tecidos, ou não conseguirão bater as asas. Quando a densidade do ar é baixa, as asas dos insetos precisam trabalhar muito mais para gerar sustentação, gastando mais energia.
[…]
Marcelo Duarte. “Guia dos Curiosos”.
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/animais/a-vida-dos-incriveis-insetos-voadores/>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Realmente elas são mestras do ar.”
Nessa passagem, o autor do texto refere-se:
( ) às aves.
( ) às moscas.
( ) às borboletas-monarcas.
Questão 2 – No trecho “Alguns não voam tão bem, como as baratas […]”, o termo “como” foi empregado para introduzir:
( ) uma causa.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 3 – Em “As borboletas-monarcas, por exemplo, realizam uma migração épica, percorrendo cerca de 4.800 quilômetros!”, o vocábulo destacado significa:
( ) “longa”.
( ) “perigosa”.
( ) “extraordinária”.
Questão 4 – O ponto de exclamação, depois de “Além de percorrer grandes distâncias, os insetos também podem voar bem alto!”, exprime em relação ao fato o sentimento de:
( ) medo.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 5 – Observe:
“Cientistas do Departamento de Zoologia e Fisiologia da Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos, coletaram gafanhotos voando a 4.500 metros de altura.”
Esse segmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – De acordo com o texto, os insetos “precisam fornecer oxigênio suficiente para seus tecidos”. Por quê?
Questão 7 – Identifique o fragmento em que o autor se dirige diretamente ao leitor:
( ) “A cada outono, as monarcas deixam seus habitats de verão […]”
( ) “Algumas espécies de moscas alcançam altitudes acima de 5.000 metros […]”
( ) “Assim como nós, os insetos enfrentam muitos desafios em grandes altitudes.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.