Início Série6º ano Interpretação de texto: A vida alagada – 6º ano

Interpretação de texto: A vida alagada – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a vida alagada no Pantanal. É curioso saber que a região tem somente duas estações: de chuva e de seca. São elas que regulam o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro. Vamos saber mais a respeito desse curioso assunto? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

A vida alagada

    O Pantanal é abundante em água. Muitos animais encontram abrigo, alimentação e um lugar seguro para a reprodução em suas áreas alagadas. Peixes, aves, mamíferos, répteis e anfíbios vivem lá, ocupando, muitas vezes, o mesmo espaço sem grandes problemas. Por ser uma região muito rica em termos naturais e muito bela, o Pantanal é bastante visitado por quem se interessa pela vida selvagem, seja cientista ou turista.

    É curioso saber que a região tem somente duas estações: de chuva e de seca. São elas que regulam o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro. Veja: as enchentes ocorrem de outubro a março, com chuvas abundantes. No período de seca, os campos inundados ficam enxutos e a vegetação logo aparece, além de animais de hábitos terrestres, como as capivaras, que aproveitam o solo seco para passear e procurar alimentos.

    Quando volta a inundação, os animais terrestres procuram as poucas áreas secas que restam. As plantas que cresceram nas áreas enxutas ficam submersas, morrem e apodrecem. A decomposição dessa vegetação libera na água nutrientes e sais minerais que ficarão disponíveis para o desenvolvimento da vida aquática. Porém, o excesso de plantas mortas na superfície provoca um fenômeno conhecido como decoada.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 226. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Grife, na passagem abaixo, o termo usado para retomar o Pantanal.

“Muitos animais encontram abrigo, alimentação e um lugar seguro para a reprodução em suas áreas alagadas.”

 

Questão 2 – “Por ser uma região muito rica em termos naturais e muito bela, o Pantanal é bastante visitado por quem se interessa pela vida selvagem […]”

 O fato sublinhado é:

(     ) a causa de outro fato.

(     ) a finalidade de outro fato.

(     ) a consequência de outro fato.

 

Questão 3 – Releia este segmento do texto:

“[…] regulam o nível de água do lugar e determinam o ciclo de vida pantaneiro.”

Nesse segmento, o texto expõe as funções:

(     ) das enchentes.

(     ) das chuvas abundantes.

(     ) das estações de chuva e de seca.

 

Questão 4 – Em “No período de seca, os campos inundados ficam enxutos e a vegetação logo aparece […]”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Na parte “[…] além de animais de hábitos terrestres, como as capivaras, que aproveitam o solo seco para passear e procurar alimentos.”, o vocábulo “como” indica:

(     ) um exemplo.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 6 – Na frase “Quando volta a inundação, os animais terrestres procuram as poucas áreas secas que restam.”, a vírgula indica:

(     ) a omissão de uma informação.

(     ) a intercalação de uma informação.

(     ) o deslocamento de uma informação.

 

Questão 7 – No período “As plantas que cresceram nas áreas enxutas ficam submersas, morrem e apodrecem.”, a palavra destacada significa:

(     ) “alagadas”.

(     ) “escassas”.

(     ) “despedaçadas”.

 

Questão 8 – O texto “A vida alagada” tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

5 comentários

Lázara Teixeira de Sousa 22 de outubro - 10:33

Bons Textos! Bom trabalho! Parabéns!

Responder
Denyse Lage Fonseca 31 de outubro - 11:42

Olá, Lázara!

Agradecemos o seu cumprimento ao nosso trabalho! Isso nos motiva muito!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Anderson 13 de abril - 23:07

Sou imensamente grato pelo trabalho de vcs, está me ajudando muito no desenvolvimento de minhas primeiras aulas nesta disciplina, um abraço fraterno.

Responder
Denyse Lage Fonseca 16 de abril - 12:05

Oi, Anderson!

Para nós, é muito gratificante e motivador o fato de estarmos ajudando!

Que seja o início de uma jornada repleta de realizações em sua vida!

Agradecemos o registro de seu valioso comentário!

Volte sempre!

Um abraço fraterno!

Denyse

Responder
mariana pereira lopes aguiar 2 de fevereiro - 18:46

oii!
o seu trabalho de falar com as pessoas e radiante,bonito e significante.

Responder

Deixe um Comentário