Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a temperatura do sol. A que temperatura o Sol pode chegar? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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A que temperatura o Sol pode chegar?
Existem várias escalas de temperaturas na ciência. Uma delas, que usamos muito na vida diária, é chamada de escala centígrada (medida em cem unidades) ou Celsius, em homenagem ao cientista sueco Anders Celsius, que ajudou a criá-la no século XVIII.
Na escala Celsius, chamamos de zero grau a temperatura do gelo de água e de cem graus a temperatura da água fervente. Nessa escala, por exemplo, a temperatura de nosso corpo é de quase 37 graus. Então, a temperatura é uma maneira científica de falar a quentura ou a frieza de qualquer corpo, inclusive do Sol e de todas as outras estrelas.
As estrelas são coloridas e medimos a temperatura delas pela sua cor. Usamos então um termômetro de cores. A nossa estrela, o Sol, é amarelo, como bem sabemos. Existem também estrelas alaranjadas, verdes e azuis. Numa noite bastante escura, podemos perceber as cores do céu!
Por exemplo: já reparou que a chama de uma vela é avermelhada e a chama de um fogão a gás é azulada? Elas também têm temperaturas diferentes. A chama da vela tem uma temperatura menor do que a chama azul do fogão. Assim também acontece com as estrelas. Uma estrela azulada é mais quente que uma estrela amarelada ou avermelhada.
A temperatura do Sol, uma estrela amarela, é de quase 6.000 graus Celsius! Mas, atenção: a parte colorida das estrelas é a parte que podemos ver no céu. A parte de dentro é milhares de vezes mais quente, mas não podemos vê-la.
Concluindo: se o Sol fosse menor e mais frio, nós o veríamos avermelhado; se ele fosse maior e mais quente, nós o veríamos azulado!
Domingos Soares. Disponível em:
<http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/a-que-temperatura-o-sol-pode-chegar/>.
(Com cortes e adaptações).
Questões
Questão 1 – Pela leitura do título, pode-se afirmar que o texto desempenha a função de:
( ) explicar algo.
( ) fazer um alerta.
( ) contar uma história.
Questão 2 – Segundo o texto, o cientista sueco Anders Celsius ajudou a criar, no século XVIII, uma escala de temperatura na ciência. A que escala o texto se refere?
Questão 3 – Identifique a estrela que, de acordo com o texto, tem a temperatura maior:
( ) a estrela azulada.
( ) a estrela amarelada.
( ) a estrela avermelhada.
Questão 4 – No fragmento “A chama da vela tem uma temperatura menor do que a chama azul do fogão.”, o autor do texto:
( ) faz uma comparação.
( ) expressa uma dedução.
( ) apresenta uma conclusão.
Questão 5 – Na passagem “Assim também acontece com as estrelas.”, o termo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Em “A temperatura do Sol, uma estrela amarela, é de quase 6.000 graus Celsius!”, o autor usou o ponto de exclamação para exprimir, em relação ao fato, o sentimento de:
( ) alívio.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 7 – No trecho “A parte de dentro é milhares de vezes mais quente, mas não podemos vê-la.”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “portanto”.
Questão 8 – No segmento “[…] se ele fosse maior e mais quente, nós o veríamos azulado!”, os vocábulos destacados:
( ) retomam o Sol.
( ) anunciam o Sol.
( ) caracterizam o Sol.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Parabéns! Equipe excelente, textos maravilhosos de grande valia para nossos alunos.
Oi, Clair!
Alegram-nos demais as suas palavras que tanto valorizam o nosso trabalho! Muito obrigada por partilhá-las!
Volte sempre!
Denyse