Início Série6º ano Interpretação de texto: A tartaruga – 6º ano

Interpretação de texto: A tartaruga – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a tartaruga. Numa manhã de suas férias, o menino brincava no córrego da fazenda de seu avô, quando avistou uma pedra diferente. Pegou a pedra e se surpreendeu ao perceber que era um animalzinho, uma tartaruga. Ficou curioso (a) para saber o que acontece a partir daí? Então, leia com atenção o reflexivo texto “A tartaruga”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

A tartaruga

    Numa manhã de suas férias, o menino brincava no córrego da fazenda de seu avô, quando avistou uma pedra diferente. Pegou a pedra e se surpreendeu ao perceber que era um animalzinho, uma tartaruga.

    O menino nunca tinha visto uma tartaruga. Colocou o bichinho no chão. Ela, assustada, encolheu-se toda. Colocou sua cabeça na carapaça e ficou inerte.

    O menino não se conformava! Começou a mexer no animalzinho cutucando-o, batendo em seu casco.

    O avô, que procurava o menino para o almoço, avistou a cena e chamou a atenção do neto:

     – Não maltratamos os bichos aqui na fazenda! Pare já com isso!

     – Não estava maltratando – resmungou o menino – só quero que ela coloque a cabeça para fora.

     – Ah, é isso? Mas assim, ela nunca vai colocar a cabeça para fora!

    Apanhou o animal e o levou para um lugar que tinha sol e ficaram bem quietinhos observando.

    O sol ardia, ardia… E quando ficou bastante quente, a tartaruga colocou a cabeça para fora!

    – Viu, meu filho? Não precisamos de violência para conseguir nossos objetivos. Foi o calor do sol que a venceu.

    O menino ouvia o avô atentamente:

    – Temos muito em comum com as tartarugas. Principalmente, vocês, as crianças. É preciso lidar com jeito, paciência.

    O calor das nossas palavras, das nossas ações deve aquecer o coração das pessoas e fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga, mostrando-se para os outros.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2019-07-06/a-tartaruga.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história “A tartaruga”:

R:

 

Questão 2 – Segundo o narrador, “o menino não se conformava” com o fato:

(     ) de nunca ter visto uma tartaruga.

(     ) de ter colocado a tartaruga no chão.

(     ) de a tartaruga ter escondido a cabeça e ficado inerte.

 

Questão 3 – Na parte “Começou a mexer no animalzinho […]”, a expressão destacada:

(     ) retoma a tartaruga.

(     ) apresenta a tartaruga.

(     ) caracteriza a tartaruga.

 

Questão 4 – Na oração “Pare já com isso!”, o avô:

(     ) dá uma ordem ao menino.

(     ) dá um conselho ao menino.

(     ) dá uma sugestão ao menino.

 

Questão 5 – No segmento “Apanhou o animal e o levou para um lugar que tinha sol […]”, o texto narra as ações:

(     ) do avô.

(     ) do menino.

(     ) da tartaruga.

 

Questão 6 – Os travessões foram usados para:

(     ) anunciar as falas dos personagens da história.

(     ) assinalar o início das falas dos personagens da história.

(     ) marcar uma pausa nas falas dos personagens da história.

 

Questão 7 – Na passagem “O menino ouvia o avô atentamente […]”, o termo grifado indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Em “O calor das nossas palavras, das nossas ações deve aquecer o coração das pessoas e fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga, mostrando-se para os outros.”, o texto:

(     ) faz uma crítica.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) partilha um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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