Interpretação de texto: A sapatilha – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre duas moscas irmãs. Zof e Zuf se apreciavam muito, mas que sempre atiravam coisas uma à cabeça da outra. Vamos conhecer a história dessas moscas? Para isso, leia com atenção o texto “A sapatilha”! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

A sapatilha

    Zof e Zuf eram duas moscas irmãs, que se apreciavam muito, mas que sempre atiravam coisas uma à cabeça da outra. No fundo, tudo não passava de brincadeira. Mas, às vezes, certas brigas acabavam mal.

    — Vamos, Zof, já chega de pregar peças. Diga-me onde você guardou a minha comida! Estou com uma fome canina e não almocei hoje ainda! — disse Zuf, com um gesto ameaçador.

    — Não sei do que você está falando! Até há pouco estava sobre a mesa, pronta para ser servida. — respondeu a mentirosa da Zof. — E assim continuava.

    Certo dia, Zuf, que era a única que trabalhava, chegou a casa de mau humor. Para ser mais exato, vinha cuspindo fogo. Zof não percebeu nada e preparou-lhe a brincadeira de sempre.

    — Posso saber onde você pôs uma das minhas sapatilhas vermelhas, Zof? — rosnou Zuf, pronta para pôr a casa abaixo.

    — Não sei, não, Zuf. Sou tão distraída!… — respondeu Zof, em tom teatral.

    — Ou me dá agora minha sapatilha preferida ou arranco-lhe as asas pela raiz! — ameaçou Zuf.

    Como sua irmã desatasse em gargalhadas, Zuf passou das palavras à ação. Dessa vez brigaram de fato. A partir dessa data, Zof passou a ter muito cuidado antes de pregar alguma peça à sua irmã, evitando brincadeiras nos momentos pouco oportunos. Bom aluno é aquele que aprende a tempo, meu amigo.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-11-14/a-sapatilha.htm>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) noticiar um fato.

(     ) dar um ensinamento.

(     ) fazer uma divulgação.

 

Questão 2 – Na passagem “No fundo, tudo não passava de brincadeira.”, a que fato o narrador da história se refere?

R:

 

Questão 3 – Na frase “Mas, às vezes, certas brigas acabavam mal.”, vocábulo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “Porém”.

(     ) “Por isso”.

(     ) “Portanto”.

 

Questão 4 – Em “— Vamos, Zof, já chega de pregar peças.”, o travessão:

(     ) anuncia a fala de Zuf.

(     ) marca o início da fala de Zuf.

(     ) indica uma pausa na fala de Zuf.

 

Questão 5 – Grife a seguir o trecho que apresenta sentido figurado:

“Certo dia, Zuf, que era a única que trabalhava, chegou a casa de mau humor. Para ser mais exato, vinha cuspindo fogo. Zof não percebeu nada e preparou-lhe a brincadeira de sempre.”

 

Questão 6 – Na fala “— Não sei, não, Zuf. Sou tão distraída!… — respondeu Zof, em tom teatral.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Releia este fragmento da história:

Como sua irmã desatasse em gargalhadas, Zuf passou das palavras à ação.”

A parte destacada exprime:

(     ) o tempo de Zuf ter passado das palavras à ação.

(     ) o motivo de Zuf ter passado das palavras à ação.

(     ) a consequência de Zuf ter passado das palavras à ação.

 

Questão 8 – Em “A partir dessa data, Zof passou a ter muito cuidado antes de pregar alguma peça à sua irmã, evitando brincadeiras nos momentos pouco oportunos.”, o narrador revela:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: