Início Série7º ano Interpretação de texto: A rota dos tijolos – 7º ano

Interpretação de texto: A rota dos tijolos – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a rota dos tijolos. De onde vêm os tijolos e blocos das paredes da sua, da minha casa? As autoras do texto nos revelam que o trabalho de empilhamento e transporte de tijolos até os fornos é feito por uma grande quantidade de crianças e adolescentes! E em quais condições esse trabalho acontece? Vamos saber mais a respeito dessa dura realidade? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                                        DATA:

PROF:                                                                                             TURMA:

NOME:

Leia:

A rota dos tijolos

    De onde vêm os tijolos e blocos das paredes da sua, da minha casa?

    Grande parte deles ainda vem das olarias, geralmente, pertencentes a empresas de pequeno porte.

    E como são feitos esses tijolos? A produção começa com a extração da argila; depois, nas olarias, são realizados os trabalhos de elaboração, processamento da mistura, conformação, secagem, queima, escolha e estocagem do produto.

    Mas é no trabalho de empilhamento e transporte de tijolos até os fornos que grande número de crianças e adolescentes trabalha. Para o transporte, eles utilizam carrinhos de mão, onde levam cerca de 56 tijolos, que pesam de 1,5 a 2 quilos quando molhados; isso significa que carregam, em média, 91 quilos por carrinho.

    Além de despender um enorme esforço físico, essas crianças ficam expostas ao calor dos fornos, aos gases tóxicos, como o monóxido de carbono produzido pela combustão, e à poeira.

    Essa atividade pesada, monótona e repetitiva é realizada em locais precários, com piso de terra batida, que apresentam depressões e saliências. Isso tudo dificulta ainda mais a condução dos carrinhos: são muito comuns os acidentes provocados pela queda dos tijolos, que acabam atingindo as crianças.

    As jornadas de trabalho podem chegar a 10 horas, por isso, muitos jovens não vão à escola, ou, quando vão, normalmente estão atrasados em relação à idade e ao ano que frequentam.

Cristina Porto; Iolanda Huzak; Jô Azevedo. “Trabalho infantil: o difícil sonho de ser criança”. São Paulo: Ática, 2003. p. 82.

 

Questões

Questão 1 – Releia este período do texto:

“Grande parte deles ainda vem das olarias, geralmente, pertencentes a empresas de pequeno porte.”

As autoras do texto empregaram a palavra destacada acima para se referir:

 

Questão 2 – No segmento “E como são feitos esses tijolos?”, o vocábulo sublinhado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Na passagem “Mas é no trabalho de empilhamento e transporte de tijolos […]”, “Mas” introduz um fato:

(     ) que conclui o fato anterior.

(     ) que ressalva o fato anterior.

(     ) que compensa o fato anterior.

 

Questão 4 – No fragmento “[…] grande número de crianças e adolescentes trabalha.”, o uso do verbo no singular é:

(     ) proibido.

(     ) facultativo.

(     ) obrigatório.

 

Questão 5 – Na parte “[…] eles utilizam carrinhos de mão […]”, o pronome “eles” retoma:

R:

 

Questão 6 – Em “[…] gases tóxicos, como o monóxido de carbono produzido pela combustão […]”, o termo “como” indica:

(     ) a condição do gás tóxico a que as crianças ficam expostas.

(     ) um exemplo de gás tóxico a que as crianças ficam expostas.

(     ) uma comparação entre os gases tóxicos a que as crianças ficam expostas.

 

Questão 7 – De acordo com as autoras do texto, as crianças costumam ser vítimas de acidentes ocasionados pela queda de tijolos, que ocorre:

(     ) devido à quantidade de tijolos transportada nos carrinhos de mão.

(     ) devido ao número diário de transportes dos tijolos nos carrinhos de mão.

(     ) devido às condições precárias dos locais por onde passam os carrinhos de mão.

 

Questão 8 – Segundo o texto, muitos jovens que trabalham com tijolos não vão à escola, pois:

(     ) “as jornadas de trabalho podem chegar a 10 horas”.

(     ) “normalmente estão atrasados em relação à idade”.

(     ) “normalmente estão atrasados ao ano que frequentam”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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