Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a rota dos tijolos. De onde vêm os tijolos e blocos das paredes da sua, da minha casa? As autoras do texto nos revelam que o trabalho de empilhamento e transporte de tijolos até os fornos é feito por uma grande quantidade de crianças e adolescentes! E em quais condições esse trabalho acontece? Vamos saber mais a respeito dessa dura realidade? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A rota dos tijolos
De onde vêm os tijolos e blocos das paredes da sua, da minha casa?
Grande parte deles ainda vem das olarias, geralmente, pertencentes a empresas de pequeno porte.
E como são feitos esses tijolos? A produção começa com a extração da argila; depois, nas olarias, são realizados os trabalhos de elaboração, processamento da mistura, conformação, secagem, queima, escolha e estocagem do produto.
Mas é no trabalho de empilhamento e transporte de tijolos até os fornos que grande número de crianças e adolescentes trabalha. Para o transporte, eles utilizam carrinhos de mão, onde levam cerca de 56 tijolos, que pesam de 1,5 a 2 quilos quando molhados; isso significa que carregam, em média, 91 quilos por carrinho.
Além de despender um enorme esforço físico, essas crianças ficam expostas ao calor dos fornos, aos gases tóxicos, como o monóxido de carbono produzido pela combustão, e à poeira.
Essa atividade pesada, monótona e repetitiva é realizada em locais precários, com piso de terra batida, que apresentam depressões e saliências. Isso tudo dificulta ainda mais a condução dos carrinhos: são muito comuns os acidentes provocados pela queda dos tijolos, que acabam atingindo as crianças.
As jornadas de trabalho podem chegar a 10 horas, por isso, muitos jovens não vão à escola, ou, quando vão, normalmente estão atrasados em relação à idade e ao ano que frequentam.
Cristina Porto; Iolanda Huzak; Jô Azevedo. “Trabalho infantil: o difícil sonho de ser criança”. São Paulo: Ática, 2003. p. 82.
Questões
Questão 1 – Releia este período do texto:
“Grande parte deles ainda vem das olarias, geralmente, pertencentes a empresas de pequeno porte.”
As autoras do texto empregaram a palavra destacada acima para se referir:
Questão 2 – No segmento “E como são feitos esses tijolos?”, o vocábulo sublinhado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 3 – Na passagem “Mas é no trabalho de empilhamento e transporte de tijolos […]”, “Mas” introduz um fato:
( ) que conclui o fato anterior.
( ) que ressalva o fato anterior.
( ) que compensa o fato anterior.
Questão 4 – No fragmento “[…] grande número de crianças e adolescentes trabalha.”, o uso do verbo no singular é:
( ) proibido.
( ) facultativo.
( ) obrigatório.
Questão 5 – Na parte “[…] eles utilizam carrinhos de mão […]”, o pronome “eles” retoma:
R:
Questão 6 – Em “[…] gases tóxicos, como o monóxido de carbono produzido pela combustão […]”, o termo “como” indica:
( ) a condição do gás tóxico a que as crianças ficam expostas.
( ) um exemplo de gás tóxico a que as crianças ficam expostas.
( ) uma comparação entre os gases tóxicos a que as crianças ficam expostas.
Questão 7 – De acordo com as autoras do texto, as crianças costumam ser vítimas de acidentes ocasionados pela queda de tijolos, que ocorre:
( ) devido à quantidade de tijolos transportada nos carrinhos de mão.
( ) devido ao número diário de transportes dos tijolos nos carrinhos de mão.
( ) devido às condições precárias dos locais por onde passam os carrinhos de mão.
Questão 8 – Segundo o texto, muitos jovens que trabalham com tijolos não vão à escola, pois:
( ) “as jornadas de trabalho podem chegar a 10 horas”.
( ) “normalmente estão atrasados em relação à idade”.
( ) “normalmente estão atrasados ao ano que frequentam”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.