Interpretação de texto: A respiração dos peixes – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a respiração dos peixes. Como os peixes respiram embaixo d’água? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como os peixes respiram embaixo d’água?

    Os peixes são a maior classe de vertebrados no planeta, e já existem há muitos anos. Na realidade, há 45 milhões de anos! Podemos encontrá-los em mares, oceanos, rios e lagos. Há de todos os tamanhos. Com 1 centímetro, mas também com 18 metros. Como eles nadam muito depressa e têm uma cobertura mole, conseguiram sobreviver durante muitos anos. O sistema respiratório dos peixes tem: boca; brânquias ou guelras; fenda opercular e opérculos (quase todos os peixes os têm). […]

    Os humanos respiram por meio dos pulmões. Mas isso não acontece com os peixes: eles respiram pelas brânquias ou guelras. Elas facilitam a chamada respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe. Como vê, nunca engolem a água do mar!

    No corpo dos peixes, há algo que nós também temos: os vasos sanguíneos. Esses vasos vão ajudar o oxigênio a passar para o sangue. Isso é muito importante para todos os seres vivos. Mas também há peixes que não possuem opérculos, como os tubarões e as raias. No entanto, animais como os crustáceos (caranguejos e camarões) e os moluscos (mexilhões e ostras) também utilizam esse tipo de respiração. O que acontece nas brânquias dos peixes é parecido com o que acontece com os pulmões dos humanos: a água que o opérculo joga para fora tem menos oxigênio e mais dióxido de carbono do que aquela que entra. O que faz sentido, pois o oxigênio é fundamental para todos os seres vivos. Sem ele, nenhum animal conseguiria sobreviver em boas condições. 

Disponível em: <https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/04/como-os-peixes-respiram-embaixo-dagua>. (Com cortes e adaptações).

 

QUESTÕES

Questão 1 – Na passagem “Podemos encontrá-los em mares, oceanos, rios e lagos.”, o texto refere-se aos:

(     ) peixes.

(     ) moluscos.

(     ) crustáceos.

 

Questão 2 – Em “Como eles nadam muito depressa e têm uma cobertura mole, conseguiram sobreviver durante muitos anos.”, os fatos destacados são:

(     ) as causas de outro.

(     ) as finalidades de outro.

(     ) as consequências de outro.

 

Questão 3 – Releia:

“O sistema respiratório dos peixes tem: boca; brânquias ou guelras; fenda opercular e opérculos (quase todos os peixes os têm).”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – O segmento “[…] são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe.” define:

(     ) as guelras.

(     ) os opérculos.

(     ) as brânquias.

 

Questão 5 – Segundo o texto, “a água que o opérculo joga para fora tem menos oxigênio e mais dióxido de carbono do que aquela que entra”. Aponte o trecho que apresenta o porquê disso:

(     ) “No corpo dos peixes, há algo que nós também temos: os vasos sanguíneos.”

(     ) “[…] é parecido com o que acontece com os pulmões dos humanos […]”

(     ) “[…] o oxigênio é fundamental para todos os seres vivos.”

 

Questão 6 – Identifique o fragmento que se dirige diretamente ao leitor:

(     ) “Com 1 centímetro, mas também com 18 metros.”

(     ) “Aí, o sangue recebe oxigênio.”

(     ) “Como vê, nunca engolem a água do mar!”

 

Questão 7 – Pode-se concluir que o texto tem o objetivo de:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) debater um assunto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: