Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quarto ou quinto ano, utilizando o texto “A pardoquinha gulosa”.
Esta interpretação está disponível para download em modelo do Word, pronto para imprimir em PDF, e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: A pardoquinha gulosa – 4º ou 5º ano – Modelo
- PDF: Interpretação de texto: A pardoquinha gulosa – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A pardoquinha gulosa – 4º ou 5º ano – Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A pardoquinha gulosa
Rosinha, a pardoquinha,
gostava muito de bisbilhotar.
Vai sempre à casa da andorinha
somente para observar.
Prendada como ela só,
Cacilda, a andorinha,
sempre nos finais de semana,
faz pasteizinhos e empadinhas.
Rosinha não resistiu
e dirigiu-se para a cozinha.
Sem fazer nenhum ruído,
já estava dentro da cestinha,
saboreando as apetitosas empadinhas.
Cacilda, bem de mansinho,
apareceu de “supetão”:
– Nada disso, folgadinha!
Minhas empadinhas você não bica não!
Amedrontada, a pardoquinha:
– Que é isso? Que é isso!
Mas mesmo assim saiu voando.
Levando no bico uma empadinha.
Graça Batituci
Compreensão de texto
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor do texto?
R.:
3) Quantas estrofes tem esse poema?
R.:
4) Qual é o tema do texto?
R.:
5) Quais são os personagens da história?
R.:
6) Procure, no dicionário, o significado das palavras em negrito.
R.:
7) Circule no texto as palavras com nh e escreva-as abaixo em ordem alfabética.
R.:
8) Quem é Cacilda e o que ela faz?
R.:
9) Como estão as empadinhas.
R.:
10) Faça uma ilustração da história.
Por ACESSABER
1 comentário
Estive olhando as atividades do site acessaber são conteúdos maravilhosa para trabalhamos em sala de aula com os alunos. fico feliz em poder encontrar e desfrutar dessas maravilhas.