Início Série5º ano Interpretação de texto: A ostra – 5º ano

Interpretação de texto: A ostra – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a ostra Gina. Um dia, quando Gina se alimentava de algas, um grão de areia aproveitou a oportunidade e se alojou no seu delicado corpo. Será que ela conseguiu resolver esse problema? Descubra, lendo essa história tão reflexiva! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP11, EF05LP18 e EF05LP22.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

A ostra

    Gina era uma ostra que vivia no fundo do oceano. Morava dentro de duas conchas que serviam de proteção contra animais predadores. Achava sua vida muito boa, passeava pelo oceano, conhecendo lugares maravilhosos e, quando sentia fome, bastava abrir suas conchas e esperar que algumas algas marinhas se acomodassem no seu interior.

    Um dia, quando Gina se alimentava de algas, um grão de areia aproveitou a oportunidade e se alojou no seu delicado corpo. Ao sentir aquele corpo estranho dentro de si, tentou expulsá-lo. Abriu de novo suas conchas, para que ele saísse naturalmente. O esforço, porém, foi em vão, pois o grão de areia havia se agarrado fortemente ao seu corpinho.

    Percebendo que não havia a menor possibilidade de se livrar do intruso, Gina procurou outra solução. Foi quando teve a ideia:

    – Como não é possível que o grão saia da minha casa, preciso descobrir uma maneira de conviver bem com ele.

    Assim, Gina produziu um invólucro para o grão e descobriu uma forma de sua aspereza não mais a incomodar. A partir de então, gerou-se dentro da ostra uma pedra lisa e brilhante.

    Certo dia, quando Gina abriu suas conchas para se alimentar, um pescador, que passava por ali, notou a linda pedra no seu interior e cuidadosamente a retirou dali. Maravilhado com a delicadeza da pedra, batizou-a com o nome de “pérola”, levando-a de presente para sua esposa.

    Dessa forma, Gina pôde livrar-se do intruso. Transformou algo que a incomodava em um delicado presente, que hoje todos admiram.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2006-04-01/a-ostra.htm>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Em “Morava dentro de duas conchas que serviam de proteção contra animais predadores.”, o texto refere-se:

 

 

Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história acima:

 

 

Questão 3 – Segundo o texto, Gina tentou expulsar o grão de areia de seu corpo, mas não conseguiu. Por quê?

 

 

Questão 4 – Na história, o travessão:

(     ) introduz a fala da ostra Gina.

(     ) marca o começo da fala da ostra Gina.

(     ) assinala uma pausa na fala da ostra Gina.

 

Questão 5 – Qual foi a solução encontrada pela ostra Gina?

 

 

Questão 6 – Grife o vocábulo que exprime a ideia de soma a seguir:

“A partir de então, gerou-se dentro da ostra uma pedra lisa e brilhante.”

 

Questão 7 – O trecho “Certo dia, quando Gina abriu suas conchas para se alimentar […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 8 – No segmento “[…] notou a linda pedra no seu interior e cuidadosamente a retirou dali.”, o termo destacado indica:

(     ) o lugar da retirada da pedra.

(     ) o modo da retirada da pedra.

(     ) o tempo da retirada da pedra.

 

Questão 9 – Observe:

“Dessa forma, Gina pôde livrar-se do intruso. Transformou algo que a incomodava em um delicado presente, que hoje todos admiram.”

Pela leitura do desfecho, pode-se afirmar que a história tem a intenção de:

(     ) fazer refletir.

(     ) fazer um alerta.

(     ) fazer uma crítica.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

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