Atividade de Interpretação de texto, indicada para estudantes do quinto ou sexto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto “A lição da borboleta”.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: A lição da borboleta – 5º ou 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A lição da borboleta – 5º ou 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A lição da borboleta – 5º ou 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A LIÇÃO DA BORBOLETA
Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo. Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer, como é que a lagarta conseguiria sair por um orifício tão miúdo. Mas logo lhe pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir. Ele resolveu então ajudá-la: pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo. A borboleta pôde sair com toda a facilidade… mas seu corpo estava murcho; além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se estendessem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.
O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura eram o modo pelo qual Deus fazia com que o fluído do corpo daquele pequenino inseto circulasse até suas asas para que ela ficasse pronta para voar assim que se livrasse daquele invólucro.
Algumas vezes o esforço é justamente aquilo de que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através da existência sem quaisquer obstáculos, Ele nos condenaria a uma vida atrofiada. Não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nunca poderíamos alçar voo.
Questões
1) Qual foi a intenção do homem ao ajudar a borboleta a sair do casulo?
R:
2) Por que a borboleta nasceu com as asas murchas e o corpo amassado? O que faltou para ela nascer bela?
R:
3) Qual lição que o texto transmite? Explique.
R:
4) Explique o sentido dos vocábulos ” alçar voo”. Qual é o verdadeiro significado dessas palavras no contexto? Assinale uma alternativa.
a) ( )vencer os obstáculos da vida.
b) ( ) voar em uma avião.
c) ( ) voar para qualquer lugar.
5) Classifique as palavras destacadas nas frases abaixo de acordo com o código:
A- SUBSTANTIVO
B-ADJETIVO
C-VERBO
a) ( )” viu surgir uma pequena abertura num casulo…”
b) ( )” onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer…”
c) ( )” mas seu corpo estava murcho…”
d) ( )” com um corpo murcho e asas encolhidas…”
e) ( )” as asas dela se abrissem e se estendessem…”
f) ( )” o modo pelo qual Deus fazia…”
g) ( )” Nunca poderíamos alçar voo…”
6) Classifique os verbos destacados nas frases abaixo de acordo com código:
A- presente
B- passado
C- futuro
a) ( ) “Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo…”
b) ( )” ficou a observar o que iria acontecer…”
c) ( )” Algumas vezes o esforço é justamente…”
d) ( )” Nunca poderíamos alçar voo…”
e) ( )” Não iríamos ser tão fortes…”
f) ( )” aquilo de que precisamos em nossa vida…”
g) ( )” O homem continuou a observá-la porque…”
7) Grife os sujeitos nas orações abaixo:
a) “O homem continuou a observá-la…”
b) “Um homem viu surgir uma pequena abertura num casulo…”
c) “Como a lagarta conseguiria sair…”
d) “A borboleta passou o restante de sua vida rastejando…”
e) “Deus fazia com que o fluído do corpo daquele pequenino inseto circulasse…”
f) ”A borboleta pôde sair com toda a facilidade…”
8) Escreva cinco(5) palavras que pertença a mesma classe gramatical da palavra destacada na tabela abaixo. Observação: escreva palavras de seu repertório.
Substantivo | Verbo | Adjetivo |
borboleta | observar | pequenino |
9) Desenhe a borboleta em suas duas fases. A primeira fase ela deverá ser igual a borboleta do texto. A outra ela deverá ser uma linda borboleta com asas e corpo perfeitos. Use a criatividade!
10) Espero que você tenha gostado do texto. Agora é sua vez de escrever um texto sobre o animal que você mais gosta. Faça uma pesquisa com auxílio de seu professor para descobrir curiosidades sobre esse animal para deixar seu texto mais interessante. Bons estudos!
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras
1 comentário
O texto desperta o interesse do leitor para saber o desfecho da estória.
E, o direcionamento para responder corretamente a interpretação.