Interpretação de texto: A lebre mexeriqueira – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a lebre mexeriqueira. Vamos conhecer a história dessa lebre? Então, leia o texto com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A lebre mexeriqueira

    Vivia numa linda floresta, cheia de árvores frondosas e regatos de águas cristalinas, uma formosa lebre chamada Pitanga. Os bichinhos da mata lhe puseram esse nome porque seus olhos eram vermelhos como pitangas e ela gostava muito de comer essas deliciosas frutinhas…

    Ela era, realmente, uma gracinha! Possuía um focinho cor-de-rosa, orelhas pequeninas e mimosas, pelos brilhantes, sedosos e a cauda branquinha, tão delicada, tão macia que mais parecia um punhado de algodão. Pitanga tinha, no entanto, um terrível defeito: era muito mexeriqueira!

    Se encontrava um corvo palestrando com um pombo, escondia-se sorrateiramente, atrás de uma árvore e ficava tão quietinha ouvindo a conversa. Depois ia espalhar pela mata inteira tudo o que tinha ouvido e também o que não tinha.

    Aconteceu que, ao fim de certo tempo, a mata ficou em grande polvorosa, ninguém mais se entendia. Não havia mais harmonia entre os animais.

    A lebre morria de rir da confusão que provocava entre a bicharada. Então o rei da floresta, vendo que ela era a causa de tantas discórdias, chamou-a à sua presença e repreendeu-a com energia.

    A lebre, morrendo de medo, arregalava os olhinhos vermelhos e tremia da cabeça aos pés, prometendo emendar-se.

    Quando o rei a mandou de volta, segurou-a pelas orelhas e foi soltando devagarinho. À medida que as orelhas iam escorregando entre as mãos do rei, elas iam se esticando.

    Quando ele viu que estavam bem longas, soltou-as de uma vez. Desde esse dia, a lebre muito tímida, vive a sua vida sem se preocupar com a vida dos outros e é muito querida por todos, apesar do tamanho de suas orelhas.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2015-02-26/a-lebre-mexeriqueira.htm>. (Com corte e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Em “[…] seus olhos eram vermelhos como pitangas e ela gostava muito de comer essas deliciosas frutinhas…”, o narrador refere-se:

 

Questão 2 – O trecho “Possuía um focinho cor-de-rosa, orelhas pequeninas e mimosas, pelos brilhantes, sedosos e a cauda branquinha […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Identifique o fragmento que contém uma opinião do narrador:

(     ) “Ela era, realmente, uma gracinha!”

(     ) “A lebre morria de rir da confusão que provocava entre a bicharada.”

(     ) “Quando ele viu que estavam bem longas, soltou-as de uma vez.”

 

Questão 4 – De acordo com o narrador, a lebre era muito mexeriqueira. Aponte a passagem em que ele revela a consequência desse modo de ser:

(     ) “[…] escondia-se sorrateiramente, atrás de uma árvore […]”

(     ) “[…] ia espalhar pela mata inteira tudo o que tinha ouvido e também o que não tinha.”

(     ) “[…] ao fim de certo tempo, a mata ficou em grande polvorosa, ninguém mais se entendia.”

 

Questão 5 – Grife a seguir os vocábulos que retomam a lebre:

“[…] chamou-a à sua presença e repreendeu-a com energia.”

 

Questão 6 – Segundo a história, a lebre, tomada pelo medo, prometeu “emendar-se”. Em outras palavras, ela prometeu:

(     ) “corrigir-se”.

(     ) “esconder-se”.

(     ) “desculpar-se”.

 

Questão 7 – No segmento “Quando o rei a mandou de volta, segurou-a pelas orelhas e foi soltando devagarinho.”, o termo destacado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 8 – O texto sobre a lebre mexeriqueira tem a intenção de:

(     ) debater um assunto.

(     ) divulgar alguma coisa.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: