Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a lebre mexeriqueira. Vamos conhecer a história dessa lebre? Então, leia o texto com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Leia:
A lebre mexeriqueira
Vivia numa linda floresta, cheia de árvores frondosas e regatos de águas cristalinas, uma formosa lebre chamada Pitanga. Os bichinhos da mata lhe puseram esse nome porque seus olhos eram vermelhos como pitangas e ela gostava muito de comer essas deliciosas frutinhas…
Ela era, realmente, uma gracinha! Possuía um focinho cor-de-rosa, orelhas pequeninas e mimosas, pelos brilhantes, sedosos e a cauda branquinha, tão delicada, tão macia que mais parecia um punhado de algodão. Pitanga tinha, no entanto, um terrível defeito: era muito mexeriqueira!
Se encontrava um corvo palestrando com um pombo, escondia-se sorrateiramente, atrás de uma árvore e ficava tão quietinha ouvindo a conversa. Depois ia espalhar pela mata inteira tudo o que tinha ouvido e também o que não tinha.
Aconteceu que, ao fim de certo tempo, a mata ficou em grande polvorosa, ninguém mais se entendia. Não havia mais harmonia entre os animais.
A lebre morria de rir da confusão que provocava entre a bicharada. Então o rei da floresta, vendo que ela era a causa de tantas discórdias, chamou-a à sua presença e repreendeu-a com energia.
A lebre, morrendo de medo, arregalava os olhinhos vermelhos e tremia da cabeça aos pés, prometendo emendar-se.
Quando o rei a mandou de volta, segurou-a pelas orelhas e foi soltando devagarinho. À medida que as orelhas iam escorregando entre as mãos do rei, elas iam se esticando.
Quando ele viu que estavam bem longas, soltou-as de uma vez. Desde esse dia, a lebre muito tímida, vive a sua vida sem se preocupar com a vida dos outros e é muito querida por todos, apesar do tamanho de suas orelhas.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2015-02-26/a-lebre-mexeriqueira.htm>. (Com corte e adaptações).
Questões
Questão 1 – Em “[…] seus olhos eram vermelhos como pitangas e ela gostava muito de comer essas deliciosas frutinhas…”, o narrador refere-se:
Questão 2 – O trecho “Possuía um focinho cor-de-rosa, orelhas pequeninas e mimosas, pelos brilhantes, sedosos e a cauda branquinha […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Identifique o fragmento que contém uma opinião do narrador:
( ) “Ela era, realmente, uma gracinha!”
( ) “A lebre morria de rir da confusão que provocava entre a bicharada.”
( ) “Quando ele viu que estavam bem longas, soltou-as de uma vez.”
Questão 4 – De acordo com o narrador, a lebre era muito mexeriqueira. Aponte a passagem em que ele revela a consequência desse modo de ser:
( ) “[…] escondia-se sorrateiramente, atrás de uma árvore […]”
( ) “[…] ia espalhar pela mata inteira tudo o que tinha ouvido e também o que não tinha.”
( ) “[…] ao fim de certo tempo, a mata ficou em grande polvorosa, ninguém mais se entendia.”
Questão 5 – Grife a seguir os vocábulos que retomam a lebre:
“[…] chamou-a à sua presença e repreendeu-a com energia.”
Questão 6 – Segundo a história, a lebre, tomada pelo medo, prometeu “emendar-se”. Em outras palavras, ela prometeu:
( ) “corrigir-se”.
( ) “esconder-se”.
( ) “desculpar-se”.
Questão 7 – No segmento “Quando o rei a mandou de volta, segurou-a pelas orelhas e foi soltando devagarinho.”, o termo destacado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 8 – O texto sobre a lebre mexeriqueira tem a intenção de:
( ) debater um assunto.
( ) divulgar alguma coisa.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.