Início Série6º ano Interpretação de texto: A garça velha – 6º ano

Interpretação de texto: A garça velha – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a garça velha. Segundo a história, a garça não estava conseguindo mais pegar peixes com facilidade, devido as vistas já cansadas por causa da sua idade… Assim, ela teve uma ideia, que envolvia os peixes… O que será, hein? Quer saber o desenrolar dessa história? Então, leia o texto A garça velha! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A garça velha

    A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade. Devido à idade avançada, sua vista estava tão cansada que às vezes passava dias inteiros sem comer. E foi num desses dias, quando estava com o estômago a roncar de fome, que ela teve uma ideia. Vendo que o sapo se aproximava, ela não perdeu tempo.

    − Seu sapo, seu sapo, avise os peixes que a lagoa será esvaziada. Fiquei sabendo que o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui. Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.

    O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas. A água da lagoa, que era sempre tranquila, chegou a ficar ondulada com o alvoroço provocado pela notícia. Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça.

    – Dona garça, o que devemos fazer para nos livrar dessa tragédia?

    − Bem sei que vocês, peixes, não podem viver fora d’água. Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.

    − Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.

    − E para que servem os amigos? Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama − mentiu a garça.

    Sem ter outra saída, os peixes aceitaram a oferta. Com a ajuda da garça, foram parar num tanque de pedra pequeno e de águas bem transparentes. Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.

    Não se deve acreditar em conselho de inimigo.

Lúcia Tulchinsk. “Fábulas de Esopo”. São Paulo: Scipione, 2014.

 

Questões

Questão 1 – Aponte o fato que motivou a história acima:

(     ) “A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade.”

(     ) “[…] o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui.”

(     ) “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.”

 

Questão 2 – De acordo com a história, a vista da garça “estava tão cansada”:

(     ) por causa da sua idade avançada.

(     ) porque ela “passava dias inteiros sem comer”.

(     ) porque ela “estava com o estômago a roncar de fome”.

 

Questão 3 – No trecho “Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança […]”, o vocábulo “Mas” indica:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, “Os peixes ficaram atarantados […]”. O que significa isso?

(     ) Significa que os peixes ficaram tristes.

(     ) Significa que os peixes ficaram desconfiados.

(     ) Significa que os peixes ficaram desnorteados.

 

Questão 5 – No segmento “Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.”, o termo grifado retoma um fato. Identifique-o:

 

Questão 6 – Em “Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama […]”, a garça:

(     ) faz um alerta aos peixes.

(     ) busca convencer os peixes.

(     ) dá uma sugestão aos peixes.

 

Questão 7 – Na parte “Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.”, a que lugar a palavra destacada se refere?

R:

 

Questão 8 – Localize a moral da história:

R:

 

Questão 9 – Pode-se concluir que o texto lido é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

6 comentários

guilherme 8 de novembro - 11:25

legal

Responder
Denyse Lage Fonseca 9 de novembro - 12:05

Olá, Guilherme!

Ficamos muito felizes com o fato de você ter gostado da atividade de interpretação!

Muito obrigada pelo comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Thauane 22 de março - 13:48

Muito bommm! ;)😁

Responder
Denyse Lage Fonseca 24 de março - 17:09

Oi, Thauane!

Que bom que gostou!

Agradecemos a presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Vitória 30 de março - 14:47

Um texto legal e as questões bem elaboradas.

Responder
Denyse Lage Fonseca 31 de março - 16:26

Oi, Vitória!

Alegra-nos demais a avaliação tão positiva que você faz da atividade!

Muito obrigada pela presença e pelo comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário