Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a fruta-de-lobo. Você sabia que ela se desenvolve mesmo em condições ambientais desfavoráveis? Vamos conhecer melhor essa planta? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A fruta-de-lobo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A fruta-de-lobo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A fruta-de-lobo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Fruta-de-lobo se adapta facilmente a ambientes hostis
Com ampla distribuição no Brasil, a fruta-de-lobo ou lobeira é uma planta que se adapta com maestria aos ambientes hostis. Ela se desenvolve mesmo em condições ambientais desfavoráveis, como solo ácido e pobre em nutrientes, clima árido, amplos períodos de seca e ciclos anuais de incêndios florestais.
A origem de seu nome vem do seu principal consumidor: o lobo-guará. Aproximadamente metade de sua alimentação é composta pela planta, que funciona como vermífugo natural e é uma das únicas sobreviventes nos períodos secos.
Considerado o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará percorre até 40 quilômetros em suas caminhadas noturnas, dispersando sementes em diferentes regiões. Além do lobo, morcegos e pequenos mamíferos também se alimentam do fruto da lobeira.
Já a polinização da planta é realizada, na maior parte das vezes, por abelhas de grande porte do gênero Xylocopo. Seu período de florada compreende o ano inteiro, mas suas flores ficam mais evidentes na estação chuvosa. A espécie apresenta caule tortuoso e aveludado, bem como as pétalas azuis, levemente arroxeadas e unidas entre si.
É muito comum vê-la enfeitando pastagens, margens de estrada e demais zonas degradadas, porém é natural de vegetações do tipo campo sujo, cerrado e cerradão. Pertencente à família das Solanaceae – a mesma da batata e berinjela –, é classificada como um pequeno arbusto, medindo entre três e quatro metros.
Disponível em: <https://amda.org.br/5341-fruta-de-lobo-se-adapta-facilmente-a-ambientes-hostis/>.
(Corte e adaptação). Publicado em: 17 de setembro de 2018.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Ela se desenvolve mesmo em condições ambientais desfavoráveis, como solo ácido e pobre […]”
O texto refere-se à:
( ) batata.
( ) berinjela.
( ) fruta-de-lobo.
Questão 2 – Em “[…] funciona como vermífugo natural e é uma das únicas sobreviventes nos períodos secos.”, o termo sublinhado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 3 – De acordo com o texto, o logo-guará dispersa as sementes da lobeira em diferentes regiões. O que significa “dispersar sementes”?
( ) Significa “separar sementes”.
( ) Significa “espalhar sementes”.
( ) Significa “encontrar sementes”.
Questão 4 – Identifique aqueles que, segundo o texto, alimentam-se principalmente da lobeira:
( ) os morcegos.
( ) os lobos-guarás.
( ) pequenos mamíferos.
Questão 5 – Na parte “Já a polinização da planta é realizada, na maior parte das vezes, por abelhas de grande porte […]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Observe:
“A espécie apresenta caule tortuoso e aveludado, bem como as pétalas azuis, levemente arroxeadas e unidas entre si.”
Esse trecho:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – O texto revela que a fruta-de-lobo é natural:
( ) de pastagens.
( ) de margens de estrada.
( ) de vegetações do tipo campo sujo, cerrado e cerradão.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.