Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a formiga que não guardava segredos. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A formiga que não guardava segredos – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A formiga que não guardava segredos – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A formiga que não guardava segredos – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A formiga que não guardava segredos
A formiguinha era muito boa e honrada, mas tinha um defeito: não sabia guardar um segredo. Suas amigas íntimas contavam-lhe, às vezes, assuntos delicados com a promessa de que ela nunca contaria nada a ninguém. Mas, geralmente, na manhã seguinte, todo o formigueiro sabia da história.
Um dia, foi convocado um concurso no formigueiro, com as seguintes condições: a formiga que trouxesse o maior e mais suculento manjar receberia um grande prêmio.
A formiguinha sabia onde havia um grande pedaço de maçã, que certamente deveria ser uma delícia. O pior é que ela precisava de ajuda, pois sozinha não conseguiria transportá-lo até o formigueiro. Depois de muito pensar, decidiu confiar seu segredo a uma de suas amigas.
— Se você prometer que não vai contar nada a ninguém do que vou lhe dizer, poderá compartilhar comigo o grande prêmio do concurso. — disse-lhe a formiga.
— Está prometido, minha amiga. Então conte, conte!
A formiga explicou bem o lugar onde o pedaço de maçã estava, e combinaram encontrar-se lá mais tarde. Quando a formiga chegou ao local secreto, viu que o pedaço de maçã tinha desaparecido. Em seu lugar, havia um bilhete muito claro: “Para que lhe sirva de lição, formiguinha. Os segredos devem ser guardados. Senão, está vendo o resultado.”
Assim, a formiguinha viu o grande prêmio ir para as mãos de sua judiciosa amiga que, compreensiva, ainda quis partilhar com ela parte dele. A partir dessa data, tornou-se uma formiga discreta e tão boa para guardar segredos como uma múmia egípcia.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-05-19/a-formiga-que-nao-guardava-segredos.htm>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“A formiguinha era muito boa e honrada, mas tinha um defeito […]”
A que defeito da formiguinha a história se refere?
Questão 2 – Na parte “Suas amigas íntimas contavam-lhe, às vezes, assuntos delicados com a promessa de que ela nunca contaria nada a ninguém.”, a expressão destacada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 3 – Na passagem “Mas, geralmente, na manhã seguinte, todo o formigueiro sabia da história.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:
( ) “Porém”.
( ) “Por isso”.
( ) “Portanto”.
Questão 4 – Observe:
“— Se você prometer que não vai contar nada a ninguém do que vou lhe dizer, poderá compartilhar comigo o grande prêmio do concurso. — disse-lhe a formiga.”
Nesse trecho, a história revela:
( ) uma ordem dada pela formiga.
( ) um desejo expresso pela formiga.
( ) uma condição imposta pela formiga.
Questão 5 – Em “[…] ainda quis partilhar com ela parte dele.”, o termo sublinhado foi usado para:
( ) retomar a formiguinha.
( ) apresentar a formiguinha.
( ) caracterizar a formiguinha.
Questão 6 – Segundo o narrador, a protagonista da história “tornou-se uma formiga discreta e tão boa para guardar segredos como uma múmia egípcia”, porque:
( ) “decidiu confiar seu segredo a uma de suas amigas”.
( ) “viu que o pedaço de maçã tinha desaparecido”.
( ) “viu o grande prêmio ir para as mãos de sua judiciosa amiga”.
Questão 7 – Identifique o objetivo da história sobre a formiga:
( ) fazer rir.
( ) debater um assunto.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.