Início Série5º ano Interpretação de texto: A formiga que não guardava segredos – 5º ano

Interpretação de texto: A formiga que não guardava segredos – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a formiga que não guardava segredos. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

A formiga que não guardava segredos

    A formiguinha era muito boa e honrada, mas tinha um defeito: não sabia guardar um segredo. Suas amigas íntimas contavam-lhe, às vezes, assuntos delicados com a promessa de que ela nunca contaria nada a ninguém. Mas, geralmente, na manhã seguinte, todo o formigueiro sabia da história.

    Um dia, foi convocado um concurso no formigueiro, com as seguintes condições: a formiga que trouxesse o maior e mais suculento manjar receberia um grande prêmio.

    A formiguinha sabia onde havia um grande pedaço de maçã, que certamente deveria ser uma delícia. O pior é que ela precisava de ajuda, pois sozinha não conseguiria transportá-lo até o formigueiro. Depois de muito pensar, decidiu confiar seu segredo a uma de suas amigas.

    — Se você prometer que não vai contar nada a ninguém do que vou lhe dizer, poderá compartilhar comigo o grande prêmio do concurso. — disse-lhe a formiga.

    — Está prometido, minha amiga. Então conte, conte!

    A formiga explicou bem o lugar onde o pedaço de maçã estava, e combinaram encontrar-se lá mais tarde. Quando a formiga chegou ao local secreto, viu que o pedaço de maçã tinha desaparecido. Em seu lugar, havia um bilhete muito claro: “Para que lhe sirva de lição, formiguinha. Os segredos devem ser guardados. Senão, está vendo o resultado.”

    Assim, a formiguinha viu o grande prêmio ir para as mãos de sua judiciosa amiga que, compreensiva, ainda quis partilhar com ela parte dele. A partir dessa data, tornou-se uma formiga discreta e tão boa para guardar segredos como uma múmia egípcia.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-05-19/a-formiga-que-nao-guardava-segredos.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“A formiguinha era muito boa e honrada, mas tinha um defeito […]”

A que defeito da formiguinha a história se refere?

 

Questão 2 – Na parte “Suas amigas íntimas contavam-lhe, às vezes, assuntos delicados com a promessa de que ela nunca contaria nada a ninguém.”, a expressão destacada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Na passagem “Mas, geralmente, na manhã seguinte, todo o formigueiro sabia da história.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “Porém”.

(     ) “Por isso”.

(     ) “Portanto”.

 

Questão 4 – Observe:

 “— Se você prometer que não vai contar nada a ninguém do que vou lhe dizer, poderá compartilhar comigo o grande prêmio do concurso. — disse-lhe a formiga.”

 Nesse trecho, a história revela:

(     ) uma ordem dada pela formiga.

(     ) um desejo expresso pela formiga.

(     ) uma condição imposta pela formiga.

 

Questão 5 – Em “[…] ainda quis partilhar com ela parte dele.”, o termo sublinhado foi usado para:

(     ) retomar a formiguinha.

(     ) apresentar a formiguinha.

(     ) caracterizar a formiguinha.

 

Questão 6 – Segundo o narrador, a protagonista da história “tornou-se uma formiga discreta e tão boa para guardar segredos como uma múmia egípcia”, porque:

(     ) “decidiu confiar seu segredo a uma de suas amigas”.

(     ) “viu que o pedaço de maçã tinha desaparecido”.

(     ) “viu o grande prêmio ir para as mãos de sua judiciosa amiga”.

 

Questão 7 – Identifique o objetivo da história sobre a formiga:

(     ) fazer rir.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário