Interpretação de texto: A esquilinha boa – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a esquilinha boa. Que amável e trabalhadora era a esquilinha! Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

A esquilinha boa

    Que amável e trabalhadora era a esquilinha! Agradecia com um sorriso o favor mais insignificante e tinha sempre uma frase alegre e estimulante para quem estivesse triste ou magoado.

    Bem, o inverno estava se aproximando e a previdente esquilinha trabalhou muito para reunir as nozes de que necessitava. Sobreviver durante os frios e longos meses em que a neve cobre os bosques é um problema delicado.

    Quando a esquilinha já havia reunido um número suficiente de nozes, reparou que faltavam algumas no seu armazém caseiro. Angustiada, saiu à procura de possíveis pegadas. Não tardou a encontrar um minúsculo rastro sobre a areia. Seguiu-o com atenção, até encontrar um grupo de formigas que levavam às costas pedaços de noz. Tinham sido elas!

    Esquilinha, compreensiva, deixou-as seguir e voltou a sua casa sem dizer palavra. Infelizmente o inverno foi mais longo do que o normal, e nas últimas semanas dessa temporada esquilinha percebeu que estava quase ficando sem comida.

    Nesse mesmo dia, numerosas formiguinhas vieram à casa de esquilinha. Cada uma delas trazia um pedaço de noz. A que parecia ser a chefe, adiantou-se às suas companheiras e disse:

    — Esquilinha, não nos esquecemos do seu maravilhoso gesto para conosco, antes do começo do inverno. Agora, soubemos que você ficou sem alimento por nossa causa. Aceite, pois, as nozes que lhe trazemos e receba os nossos imensos agradecimentos.

    […]

Disponível em:
<https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-13/a-esquilinha-boa.htm>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia o fragmento abaixo:

“Agradecia com um sorriso o favor mais insignificante e tinha sempre uma frase alegre […]”

O narrador da história refere-se:

 

 Questão 2 – Segundo a história, “a previdente esquilinha trabalhou muito para reunir as nozes de que necessitava”. O que significa “previdente”?

(     ) “humilde”.

(     ) “precavida”.

(     ) “preocupada”.

 

Questão 3 – No trecho “Seguiu-o com atenção, até encontrar um grupo de formigas que levavam às costas pedaços de noz. Tinham sido elas!”, o narrador revela:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 4 – Na parte “Esquilinha, compreensiva, deixou-as seguir e voltou a sua casa sem dizer palavra.”, o termo sublinhado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contradizem.

 

Questão 5 – Observe esta passagem da história:

 “Infelizmente o inverno foi mais longo do que o normal […]”

Agora, identifique a palavra que exprime um comentário do narrador sobre um fato:

(     ) “Infelizmente”.

(     ) “longo”.

(     ) “normal”.

 

Questão 6 – Em “Aceite, pois, as nozes que lhe trazemos […]”, uma das formiguinhas:

(     ) faz um pedido à esquilinha.

(     ) dá um conselho à esquilinha.

(     ) expressa uma ordem à esquilinha.

 

Questão 7 – Qual é o objetivo da história sobre a esquilinha boa?

(     ) noticiar um fato.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: