Atividade de português: Pretérito imperfeito – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda pretérito imperfeito.  O que esse tempo verbal indica no contexto comunicativo? Vamos aprender? Para tal, responda às questões que se referem ao texto sobre a brincadeira cama de gato.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A cama de gato

    As brincadeiras das crianças indígenas no início da colonização do Brasil __________ marcadas pela alegria e pela proximidade com a natureza. Mesmo antes da chegada dos portugueses, os pequenos indígenas já brincavam com animais e bonecas de barro cozido, pilões de sementes, pequenos arcos e flechas e muito mais. Uma brincadeira comum era formar figuras de barbante – o que conhecemos hoje como cama de gato. Um fato curioso é que, originalmente, só os meninos participavam dessa brincadeira. Com o tempo, as meninas também passaram a participar.

 

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 209.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Complete o espaço com o verbo “ser” no pretérito imperfeito:

 

“As brincadeiras das crianças indígenas no início da colonização do Brasil __________ marcadas pela alegria e pela proximidade com a natureza.”

 

Questão 2 – Na passagem “[…] os pequenos indígenas já brincavam com animais e bonecas de barro cozido […]”, o advérbio acrescenta ao verbo no pretérito imperfeito uma circunstância de:

 

Questão 3 – Em “[…] só os meninos participavam dessa brincadeira.”, o verbo no pretérito imperfeito refere-se a uma pessoa do plural. Identifique-a:

 

Questão 4 – Sublinhe o verbo no pretérito imperfeito a seguir:

 

“Com o tempo, as meninas também passaram a participar.”

 

Questão 5 – No texto sobre a cama de gato, os verbos no pretérito imperfeito foram empregados no modo indicativo ou no modo subjuntivo? Explique:

 

Questão 6 – Os verbos no pretérito imperfeito expressam no texto:

(     ) fatos contínuos no passado.

(     ) fatos concluídos no passado.

(     ) fatos esporádicos no passado.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: