Interpretação de texto: O aniversário da formiga – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma formiga  muito estimada por todas as suas vizinhas. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

O aniversário da formiga

    Aproximava-se o aniversário da formiga, que era muito estimada por todas as suas vizinhas. A aranha, por exemplo, estava muito preocupada com o presente que iria lhe oferecer.

    — Não tenho nenhuma ideia, amiga ursa.  — comenta ela com sua vizinha mais simpática. A formiga é tão trabalhadora, que já tem de tudo. Como é difícil escolher um presente para ela!

    — Tem razão, cara amiga. Deixe que o tempo passe e talvez lhe ocorra algo. — sugeriu a ursa como último recurso.

    No dia anterior ao do aniversário da formiga, a boa e preocupada aranha viu-a passar à frente de sua casa, arrastando uma pesada maçã. Nesse momento, teve uma ideia brilhante.

    — Já sei! Posso comprar-lhe um saco em que caibam essas maçãs e outras ainda maiores! — pensou a aranha.

    O presente comoveu bastante a formiga que, beijando sua amiga, exclamou:

    —  Obrigada, obrigada, querida aranha! Não há nada como a verdadeira amizade.

Disponível em:
<https://metaforas.com.br/infantis/2018-11-21/o-aniversario-da-formiga.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem:

“[…] era muito estimada por todas as suas vizinhas.”

O narrador da história refere-se:

(     ) à ursa.

(     ) à aranha.

(     ) à formiga.

 

Questão 2 – No trecho “A aranha, por exemplo, estava muito preocupada com o presente que iria lhe oferecer.”, o vocábulo grifado:

(     ) explica o estado da aranha.

(     ) intensifica o estado da aranha.

(     ) complementa o estado da aranha.

 

Questão 3 – Observe:

“A formiga é tão trabalhadora, que já tem de tudo.”

O fato sublinhado é:

(     ) a causa do anterior.

(     ) a finalidade do anterior.

(     ) a consequência do anterior.

 

Questão 4 – No segmento “Deixe que o tempo passe e talvez lhe ocorra algo.”, o verbo destacado exprime:

(     ) uma ordem da ursa.

(     ) uma sugestão da ursa.

(     ) uma advertência da ursa.

 

Questão 5 – Segundo o texto, a aranha “teve uma ideia brilhante” quando:

(     ) ouviu o conselho da amiga ursa.

(     ) observou a formiga arrastando uma maça pesada.

(     ) lamentou-se com a ursa o fato de não saber o que dar de presente à formiga.

 

Questão 6 – Em “— Já sei! Posso comprar-lhe um saco em que caibam essas maçãs e outras ainda maiores!”, o travessão indica:

(     ) o começo da fala da aranha.

(     ) a continuidade da fala da aranha.

(     ) uma interrupção na fala da aranha.

 

Questão 7 – No fragmento “O presente comoveu bastante a formiga […]”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “acalmou”.

(     ) “emocionou”.

(     ) “transformou”.

 

Questão 8 – Na parte “Não há nada como a verdadeira amizade.”, a formiga:

(     ) faz uma crítica.

(     ) expressa um desejo.

(     ) transmite um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: