Interpretação de texto: A decoada – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a decoada. Trata-se de um fenômeno natural típico do Pantanal. Vamos entender melhor esse fenômeno? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Por dentro do curioso fenômeno

    A decoada é um fenômeno natural típico do Pantanal. Ocorre quando há excesso de matéria orgânica, que se decompõe na água com as inundações e fica submersa nos córregos e rios.

    Decoada significa “deterioração da qualidade da água” e acontece, normalmente, no início do processo de inundação do Pantanal. Como as planícies ficam cheias de vegetação morta, a quantidade de oxigênio, gás essencial à vida, é reduzida. Por outro lado, há o aumento do gás carbônico na água, resultado da decomposição das plantas.

    Esses dois fatores associados – redução do oxigênio e aumento do gás carbônico – podem levar à morte peixes e outros organismos, como algas, bactérias, protozoários e invertebrados, que ficam sem oxigênio debaixo da água. Logo, nesse período, é comum observar peixes subindo à superfície da água para tentar respirar.

    O fenômeno da decoada pode parecer cruel com os peixes, mas tem lá sua compensação para outros animais. A garça-branca-grande, por exemplo, que se alimenta de peixes, tem a chance de pescar mais facilmente. Mantendo os olhos atentos e movimentos rápidos do bico na água, ela captura grande quantidade de pescado e garante a sua sobrevivência.

    A fartura de alimentos nesse período é uma compensação natural para essa garça que gasta muita energia e um longo tempo para pescar. Vamos pensar assim: você se senta à mesa e lá está um prato com bife, salada, arroz e feijão que será saboreado garfada após garfada. Delícia, hein? Agora, imagine se, em vez de se sentar e comer simplesmente, você tivesse de colher as verduras e os legumes, assim como o arroz e o feijão, além de abater o boi? Cansativo, hein? Pois é mais ou menos o que acontece com a garça, que em boa parte do ano gasta muita energia pescando.

    A decoada é para a garça-branca-grande um refresco merecido, não?!

Alessandra Bertassoni.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 226.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Ocorre quando há excesso de matéria orgânica, que se decompõe na água com as inundações e fica submersa nos córregos e rios.”, a autora refere-se:

 

Questão 2 – Observe:

Como as planícies ficam cheias de vegetação morta, a quantidade de oxigênio, gás essencial à vida, é reduzida.”

O fato destacado é:

(     ) a causa do outro.

(     ) a finalidade do outro.

(     ) a consequência do outro.

 

Questão 3 – Identifique os fatores em decorrência da decoada que, segundo o texto, “podem levar à morte peixes e outros organismos”:

 

Questão 4 – No trecho “O fenômeno da decoada pode parecer cruel com os peixes, mas tem lá sua compensação para outros animais.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 5 – Na parte “A garça-branca-grande, por exemplo, que se alimenta de peixes, tem a chance de pescar mais facilmente.”, o termo sublinhado indica:

(     ) o meio de pescar da garça-branca-grande no período da decoada.

(     ) o modo de pescar da garça-branca-grande no período da decoada.

(     ) o tempo de pescar da garça-branca-grande no período da decoada.

 

Questão 6 – Na passagem “Mantendo os olhos atentos e movimentos rápidos do bico na água, ela captura grande quantidade de pescado e garante a sua sobrevivência.”, a palavra grifada:

(     ) retoma a garça-branca-grande.

(     ) apresenta a garça-branca-grande.

(     ) caracteriza a garça-branca-grande.

 

Questão 7 – Assinale o segmento que contém um comentário da autora:

(     ) “[…] há o aumento do gás carbônico na água, resultado da decomposição das plantas.”

(     ) “[…] é comum observar peixes subindo à superfície da água para tentar respirar.”

(     ) “A decoada é para a garça-branca-grande um refresco merecido, não?!”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: