Interpretação de texto: A cigarra e as formigas – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a história da cigarra e das formigas. Vamos conhecer essa história? Então, leia o texto com muita atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A cigarra e as formigas

    Num belo dia de inverno, as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra:

    — Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada. Acho que vou morrer.

    As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:

    — Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?

    — Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. — Passei o verão cantando!

    — Bom… Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando? — disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.

Moral: Os preguiçosos colhem o que merecem.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-02-19/a-cigarra-e-as-formigas.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Releia:

“Num belo dia de inverno, as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo.”

Identifique o motivo de todo esse trabalho:

 

Questão 3 – Em “— Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo!”, a cigarra se dirige às formigas para:

(     ) pedir.

(     ) ordenar.

(     ) aconselhar.

 

Questão 4 – O trecho “As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Em “— Mas por quê?”, o travessão marca:

(     ) o início de uma das falas das formigas.

(     ) uma pausa em uma das falas das formigas.

(     ) a continuidade de uma das falas das formigas.

 

Questão 6 – Segundo a história, a cigarra disse às formigas que não teve tempo de “guardar comida para o inverno”, porque:

(     ) não se lembrou.

(     ) estava com muita fome.

(     ) passou o verão cantando.

 

Questão 7 – No segmento “[…] disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.”, o vocábulo destacado indica:

(     ) ações da formigas que se somam.

(     ) ações das formigas que se opõem.

(     ) ações das formigas que se alternam.

 

Questão 8 – Observe:

“Moral: Os preguiçosos colhem o que merecem.”

O termo grifado equivale a:

(     ) “isso”.

(     ) “tudo”.

(     ) “aquilo”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: