Interpretação de texto: A Cigarra e a Formiga – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, para alunos do quinto ano do ensino fundamental. Os alunos lerão “A Cigarra e a Formiga” e responderão a perguntas referentes ao texto! Vamos ver se eles percebem que a formiga se deu melhor do que a cigarra nesse texto? Bom trabalho, professor(a)!  🙂  🙂  🙂 

    Baixe esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça download desta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

A Cigarra e a Formiga

    Num dia de Verão, a Cigarra cantava feliz. Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha cansada, carregando penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro.

    ─ Por que não ficas aqui conversando um pouco comigo, em vez de te cansar tanto? Perguntou-lhe a Cigarra.

    ─ Preciso arrecadar comida para o Inverno ─ respondeu-lhe a Formiga. ─ Aconselho-te a fazer o mesmo. ─ Por que devo me preocupar com o Inverno? Comida não nos falta… ─ respondeu a Cigarra, olhando em redor. A Formiga não respondeu, continuou o seu trabalho e foi embora.

    Quando o Inverno chegou, a Cigarra não tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida porque a tinham guardado no Verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito mal…    

    Moral da história: Não penses só em divertir-te. Estuda, para ter uma vida melhor no futuro.            

(adaptado de http://fabulasinfantis.blogs.sapo.pt/)

 

AGORA VAMOS RESPONDER ÀS QUESTÕES SOBRE O TEXTO!

1) Quais são os animais dessa história?

 

2) Quem cantava feliz?

 

3) Quem passou cansada por perto da Cigarra?

 

4) O que a formiga carregava para dentro do formigueiro?

 

5) Quem trabalhava para ter comida durante o inverno?

 

6) Quem não tinha nada para comer quando chegou o inverno?

 

7) A Cigarra ou a Formiga fez certo no final da história? Por quê?

 

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: