Interpretação de texto: A capoeira de urtigas – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a capoeira de urtigas. Segundo essa história, o compadre Benício vivia explorando o trabalho dos outros e, no final, não lhes pagava nada por causa de um condição que ele impunha aos pobres coitados… Que condição é essa, hein? Será que alguém ousou a desafiar o compadre Benício? Vamos saber mais a respeito dessa história? Então, leia com atenção o texto A capoeira de urtigas e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                                             DATA:

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A capoeira de urtigas

    O compadre Benício era bronco como ele só, mas metido a explorar os outros. Contratava algum caboclo para carpir sua terra, com a condição de que, se ele desistisse antes do fim da tarefa, nada lhe pagaria pelo trabalho já feito. Só que, depois que o coitado já tinha carpido um mundão de terreno, o compadre Benício fazia-o carpir uma capoeira de urtigas das mais ardidas! Está visto que o pobre coitado, de tanta coceira, acabava desistindo e saía sem ganhar um tostão por toda a trabalheira que já tinha executado… Que safado esse compadre Benício, não?

    Foi que o Pedro Malasarte ouviu falar da história e apresentou-se no sítio do malandro, preparado para o trabalho.

    – Está contratado, seu Malasarte – disse o compadre Benício. – Se cumprir a tarefa do dia, dou-lhe um boi como pagamento!

    – Um boi, compadre? – admirou-se falsamente o Pedro Malasarte. – Olhe que é paga da boa! Ah, mas estou vendo que o senhor tem uma capoeira de urtigas das bravas, compadre Benício. Por que não começar por aqui?

    O compadre Benício não gostou da proposta. Se o Malasarte abandonasse o trabalho logo de início, que lucro ele teria? Resolveu então mudar as regras do jogo:

    – Concordo, mas faço um outro trato. Se o senhor se coçar uma só vez, durante o trabalho, não lhe pago nada e o senhor vai ter de carpir mais duas tarefas, de graça. Vou deixar meu filho aqui, conferindo tudo o que o senhor fizer. Se o senhor se coçar uma vezinha só, ele vem me avisar na mesma hora.

    Malasarte pegou o enxadão e pôs-se a trabalhar, sob os olhares do filho do compadre Benício, um rapaz sonso como ele só.

    Quando não aguentava mais de vontade de se coçar, voltou-se para o rapaz:

    – Diga-me uma coisa, seu moço, o boi que o seu pai vai me dar é um que tem uma manchinha aqui na orelha?

    E, apontando a orelha – roque-roque – coçou-se com gosto.

    – Na orelha? – o sonso do rapaz nada percebeu. – Na orelha não tem, não senhor…

    Mais um pouco e, com vontade de coçar as costas, o caipirinha perguntou:

    – Mas não é esse boi um que tem um malhado aqui, na cacunda?

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Questões

Questão 1 – Segundo o narrador, o caboclo contratado pelo compadre Benício acabava desistindo de carpir a capoeira de urtigas, pois:

(     ) já estava cansado de tanto trabalho naquele dia.

(     ) a capoeira de urtigas tinha uma grande extensão.

(     ) as urtigas, de tão ardidas, causavam-lhe muita coceira.

 

Questão 2 – O narrador expõe uma opinião no trecho:

(     ) “Que safado esse compadre Benício, não?”

(     ) “O compadre Benício não gostou da proposta.”

(     ) “Malasarte pegou o enxadão e pôs-se a trabalhar […]”

 

Questão 3 – Em “– Se cumprir a tarefa do dia, dou-lhe um boi […]”, o compadre Benício:

(     ) dá uma sugestão ao seu Malasarte.

(     ) emite uma ordem ao seu Malasarte.

(     ) impõe uma condição ao seu Malasarte.

 

Questão 4 – No segmento “Vou deixar meu filho aqui, conferindo tudo o que o senhor fizer.”, a locução verbal destacada exprime um fato futuro. Por isso, equivale ao verbo:

(     ) “deixei”.

(     ) “deixo”.

(     ) “deixarei”.

 

Questão 5 – Na passagem “Quando não aguentava mais de vontade de se coçar, voltou-se para o rapaz: […]”, o termo grifado indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – A expressão “roque-roque” imita o som da coceira. Desse modo, funciona como:

(     ) uma metáfora.

(     ) uma interjeição.

(     ) uma onomatopeia.

 

Questão 7 – Identifique o adjetivo que pode definir o seu Malasarte:

(     ) astuto.

(     ) preguiçoso.

(     ) encrenqueiro.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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