Interpretação de texto: A borboleta azul – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a borboleta azul. Trata-se de um reflexivo texto! Não deixe de lê-lo! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

A borboleta azul

    Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem as férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia às perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta a que ele não saberia responder.

    Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.

    — O que você vai fazer? — perguntou a irmã.

    — Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada!

    As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando.

    — Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?

    Calmamente o sábio sorriu e respondeu:

    — Depende de você. Ela está em suas mãos.

    Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro.

    Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos ou não. Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2015-02-21/a-borboleta-azul.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Releia a passagem abaixo:

“As meninas sempre faziam muitas perguntas.”

A que meninas o texto se refere?

 

Questão 2 – Observe:

Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem as férias com um sábio que morava no alto de uma colina.”

O fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 3 – Segundo a história, “O sábio sempre respondia às perguntas sem hesitar”. Em outras palavras, ele sempre respondia às perguntas:

(     ) “sem criticar”.

(     ) “sem titubear”.

(     ) “sem reclamar”.

 

Questão 4 – Em “Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la.”, os termos grifados:

(     ) retomam a borboleta.

(     ) apresentam a borboleta.

(     ) caracterizam a borboleta.

 

Questão 5 – O trecho “As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – No segmento “Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro.”, o vocábulo sublinhado foi usado para indicar:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Identifique o objetivo do texto sobre a borboleta azul:

(     ) debater um tema.

(     ) divulgar uma descoberta.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: