Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a borboleta azul. Trata-se de um reflexivo texto! Não deixe de lê-lo! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A borboleta azul – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A borboleta azul – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A borboleta azul – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A borboleta azul
Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem as férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia às perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta a que ele não saberia responder.
Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.
— O que você vai fazer? — perguntou a irmã.
— Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada!
As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando.
— Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente o sábio sorriu e respondeu:
— Depende de você. Ela está em suas mãos.
Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro.
Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos ou não. Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/2015-02-21/a-borboleta-azul.htm>.
Questões
Questão 1 – Releia a passagem abaixo:
“As meninas sempre faziam muitas perguntas.”
A que meninas o texto se refere?
Questão 2 – Observe:
“Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem as férias com um sábio que morava no alto de uma colina.”
O fato destacado é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 3 – Segundo a história, “O sábio sempre respondia às perguntas sem hesitar”. Em outras palavras, ele sempre respondia às perguntas:
( ) “sem criticar”.
( ) “sem titubear”.
( ) “sem reclamar”.
Questão 4 – Em “Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la.”, os termos grifados:
( ) retomam a borboleta.
( ) apresentam a borboleta.
( ) caracterizam a borboleta.
Questão 5 – O trecho “As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – No segmento “Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro.”, o vocábulo sublinhado foi usado para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Identifique o objetivo do texto sobre a borboleta azul:
( ) debater um tema.
( ) divulgar uma descoberta.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.