Atividade de interpretação de texto, proposta para estudantes do oitavo ou nono ano do ensino fundamental, com exercícios baseados na fábula “A águia e a galinha”.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: A águia – 8º ou 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A águia – 8º ou 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A águia – 8º ou 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Texto para as questões de 01 a 07
A águia e a galinha
Conto uma história que vem de um pequeno país da África Ocidental, Gana, narrada por um educador popular, James Aggrey, quando se davam os embates pela descolonização.
Era uma vez, um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha.
Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: “ Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia”.
-“De fato”, disse o homem. “É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. È uma galinha como as outras”.
-“Não”, retrucou o naturalista. “Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Esta coração a fará um dia voar às alturas”.
-”Não”, insistiu o camponês. “ Ela virou galinha e jamais voará como águia”.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: – “ Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!”.
A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O Camponês comentou: “ Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha”.
-“Não”, tornou a insistir o naturalista. “Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã”.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurou-lhe: “ Águia. Já que você é uma águia, abra suas asas e voe!”.
Mas, quando a águia viu lá em baixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga: “ Eu havia lhe dito, ela virou galinha”.
-“Não”, respondeu firmemente o naturalista. “ Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar”.
No dia seguinte , o naturalista e o camponês levantaram bem cedo . Pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: “Águia, já que é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!”.
A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte. Foi quando ela abriu suas potentes asas. Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar,a voar para o alto e voar cada vez mais alto. Voou. E nunca mais retornou. Povos da África( e do Brasil). Nós fomos criados à margem e semelhança de Deus. Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E nós ainda pensamos que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, abram as asas e voem. Voem como águias, jamais se contentem com os grãos que lhe jogarem aos pés para ciscar.
Leonardo Boff
1) Responda o que você entendeu com a leitura do texto.
2) Na sua opinião o que fez a águia voar?
3) Você acredita que se a águia não fosse estimulada pelo naturalista ela iria voar um dia ou viveria sendo eternamente como uma galinha? Comente.
4) Na sua opinião existem pessoas que pensam como a galinha, ou seja, se contentam com injustiças e com os grãos que lhes caem aos pés?
5) Você se considera nesse momento, como uma águia ou como uma galinha? Por quê?
6) Em algum momento da sua vida, você teve medo assim como a águia? Em qual situação?
7) Se você fosse uma águia para onde voaria nesse momento? Por quê?
Leia o texto e responda as questões de 8 a 10
A história da renovação da águia
A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Vive cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão.
Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta.
O bico, alongado e pontiagudo se curva, suas asas tornam-se pesadas em função da grossura de suas penas, estão envelhecidas pelo tempo.
Já se passaram 40 anos do dia em que a jovem águia lançou voo pela primeira vez.
Hoje, para a experiente águia, voar já é bem difícil!
Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer…ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um local seguro de outros predadores e de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno.
Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o seu bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Pacientemente, espera o nascer de um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas.
Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. Após cinco meses, “Esta renascida”, sai para o famoso voo de renovação, certa da vitória e de estar preparada para viver, então, por mais 30 anos(…)
8) Às vezes na vida é preciso refletir e dar início a um processo de renovação? Você concorda com essa ideia? Você renovaria o que em sua vida?Comente.
9) A águia precisa enfrentar um duro processo de renovação para ganhar nova vida. Eleja três atitudes as quais você julga serem as mais importantes para o ser humano se livrar do pessimismo, das atitudes ruins e do preconceito. Após justifique o porque da sua escolha.
( )ter humildade
( )respeitar o próximo
( )ser digno
( )cooperar com todos a sua volta
( )não ser individualista
( )ser amigo(a)
( )manter a paciência e a calma
( )tratar as pessoas com carinho e atenção
( ) ser educado(a)
( ) ter foco, fé , acreditar e lutar por uma vida digna.
Justificativa:
10) Qual lição a leitura dos dois textos proporcionou para sua vida?
11) Que tal fazer o mural da renovação? Selecione imagens e crie frases que apresentam atitudes positivas e faça a exposição no mural da sala. Bom trabalho!
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras