Atividade de filosofia, direcionada aos estudantes do terceiro ano do ensino médio, com questões elaboradas que abordam a moral e ética.
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- Gabarito: Atividade de filosofia: Moral e ética – 3º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
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Questões
1) Analise as afirmações abaixo:
I. Conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma comunidade ou cultura.
II. Estuda os diversos sistemas morais elaborados pelos seres humanos, que busca compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada um e explicitar seus pressupostos, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que os sustentam e significa “modo de ser”, “comportamento”.
As afirmações I e II referem-se respectivamente a:
a) A moral e a ética.
b) A códigos morais e a ética.
c) A valores e códigos morais.
d) A valores éticos e a ética.
2) Faça uma pesquisa em fontes seguras e explique as semelhanças e em que se distinguem as normas morais e as normas jurídicas?
R.
3) Relacione as escolhas morais abaixo aos seus significados utilizando o código (A,B,C,D).
A) niilismo ético
B) ação moralmente incorreta
C) ação moralmente correta
D) permissivismo moral
( ) é uma versão deteriorada e individualista do niilismo ético, na qual por trás da negação dos valores vigentes, escondem-se interesses particulares.
( )caracteriza-se pela negação radical de toda norma moral, pela descrença generalizada nos valores vigentes ou na possibilidade de estabelecer valores universais.
( )é aquela que contraria determinada norma moral sem, contudo, contestá-la como norma universal.
( )ocorre quando o indivíduo assume conscientemente uma norma moral e a cumpre, reconhecendo-a como legítima.
4) Comente sobre as grandes questões que a ética procura investigar e responder nos dias atuais.
R.
5) Explique como a consciência moral e a liberdade costumam ser vinculadas por alguns filósofos?
R.
6) Você concorda com a ideia de que a liberdade é , em parte, a compreensão da necessidade? E você se sente livre? Reflita sobre essa questão e elabore um texto dissertativo-argumentativo, após apresente seus argumentos para a sala.
R.
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial
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