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Atividade de filosofia: A lógica – 3º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de filosofia, direcionada aos estudantes do terceiro ano do ensino médio, com questões sobre lógica: inferências, raciocínios e argumentos, entre outros.

    Esta atividade de filosofia está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

cérebro

                                                               http:michiganradio.org/post/wish-you-were-more

Na figura :

HEMISFÉRIO ESQUERDO

LÓGICA, NÚMEROS , PALAVRAS, DEDUÇÃO, LINEARIDADE,  OBJETIVIDADE, ANÁLISE, CONSCIÊNCIA, CIÊNCIAS , MATEMÁTICA.

HEMISFÉRIO DIREITO

ARTE E CRIATIVIDADE, RITMO, COR, INTUIÇÃO, ANALOGIA, SÍNTESE, PRÉ-CONSCIÊNCIA, SUBJETIVIDADE , MULTIDIMENSIONALIDADE. 

 

Questões

1) Acima podemos observar a representação alegórica dos hemisférios cerebrais e suas funções. Estudos no campo das neurociências têm apresentado evidências sobre a relação de zonas específicas do cérebro com determinadas atividades do pensamento, as emoções e  a motricidade. Explique a qual lado do cérebro o raciocínio lógico costuma ser associado? Por quê?

R. 

 

2) Área da filosofia em que se estudam os raciocínios ou argumentos, a lógica concentra-se:

I) Na relação que se estabelece, quando raciocinamos , entre o que sabemos ou colocamos como hipótese ( o ponto de partida) e aquilo que concluímos ( o ponto de chegada).

II) Ao mesmo tempo em que atualmente se constitui em uma área de investigação filosófica é também um instrumento importante no estudo e na prática da filosofia.

Está correta a alternativa:

a) I

b) II

c) I e II

d) Nenhuma alternativa está correta.

 

3) Quando raciocinamos,  desenvolvemos mentalmente um processo que escolhe e “manipula” certas informações buscando obter, como consequência delas, outra informação. Esse processo é denominado:

a) inferência ou raciocínio

b) consequência

c) razão

d) conclusão

 

4) Explique com suas palavras como a lógica pode ter uma incidência importante no nosso cotidiano?

R.

 

5) Defina as divergências entre os termos raciocínio e argumento?

I) Raciocinar é algo que os seres humanos fazem na maior parte das horas em que estão acordadas e geralmente o fazem sem acompanhamento verbal.

II) Quando expressamos nosso raciocínio de forma verbal formando um conjunto estruturado de sentenças, buscando expor mais ou menos o caminho que havíamos feito quando pensamos “conosco”, com nosso interior, raciocinando, chamamos de argumento.

III) Os argumentos são formados, geralmente, por uma ou mais sentenças estruturadas com o propósito de apoiar, justificar ou provar a verdade de outra sentença. Por isso podemos dizer que o argumento é a parte visível de um raciocínio, ou seja, a parte que foi explicitada na procura de sustentar uma conclusão.

Está correta a alternativa:

a) I e II

b) I,II e III

c) I e III

d) II e III

 

6) Procurando construir um bom argumento  a favor de sua resposta, resolva o seguinte enigma lógico: São quatro horas da manhã. Jonas está saindo com seus amigos para pescar. Ele precisa pegar um par de luvas, mas não pode acender a luz para não acordar a irmã. Ele sabe que na gaveta há dois pares de luvas azuis, dois pares de luvas bege e dois pares de luvas cinza, mas elas estão todas soltas. Apressado, ele coloca o mínimo de luvas na sua mochila, com a certeza de que, formará um par correto. Quantas luvas ele leva?

R. 

 

Por Rosiane Fernandes Silva- Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

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