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Atividade de matemática: Decimais exatos e dízimas periódicas – 6º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de matemática, desenvolvida para estudantes do sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre decimais exatos e dízimas periódicas.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Questões

1) Explique como devemos proceder para comparar números decimal que tenham a mesma parte inteira?

R.

 

2) Explique o que é o período de uma dízima periódica? Dê um exemplo de dízima  periódica com período de quatro algarismos.

R.

 

3) Complete as lacunas das frases abaixo com as seguintes palavras: décimo(s), centésimo(s) ou milésimo(s).

a) O número 3,1 pode ser lido como 31 ________ou como 3 inteiros e 1__________.

b) O número 4,53 pode ser lido como 4 inteiros e 53___________.

c) O número 0,203 pode ser lido como 2 décimos e 3 ____________.

 

4) Analise os números abaixo, em seguida, classifique-os em decimais exatos ou dízimas periódicas.

a) 15,888

b) 1,030506

c) 2,3

d) 45,666…

e) 0,131313…

 

5) Assinale na alternativa que explica como é possível determinar o número de casas decimais que o produto de 3,41 por 1,7 terá sem realizar cálculo:

a) Três casas decimais: duas casas do 1º fator e uma casa de 2º fator.

b) Duas casas decimais: três casas do 1º fator e uma casa de 2º fator.

c) Três casas decimais: uma casa do 1º fator e uma casa de 2º fator.

d) Uma casa decimal: três casas do 1º fator e uma casa de 2º fator.

 

6) Em cada caso abaixo, responda qual é a menor potência de dez pela qual convém multiplicar o dividendo e o divisor para efetuar as divisões a seguir:

a) 84,48 : 48,84 

b) 84,48 : 488,4 

c) 8,448 :488,4 

d) 844,8 : 4 884

e) 844,8 :4,884

f ) 8,448: 4,884  

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia – Pós-graduada em Educação Especial.

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