Este é o primeiro de vários posts que iremos disponibilizar sobre produção de texto e interpretação. Essa atividade é sobre o gênero narrativo.
Como já é de costume, esta atividade está disponível para download em modelo do Word, pronto para imprimir em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividades para produção e interpretação de texto – Narração_Modelo
- PDF: Atividades para produção e interpretação de texto – Narração_Pronto para imprimir
- Gabarito: Atividades para produção e interpretação de texto: Narração – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A escola do Marcelo
A minha escola, quer dizer, a escola não é minha, mas é a escola onde eu estudo, fica perto da minha casa.
Eu, o Cata, o Beto e a Aninha vamos juntos para a escola.
Eu e o Cata estamos na 3ª série.
Nossa professora chama Márcia.
Na escola a gente vai para aprender.
Mas, principalmente, a gente vai para aprender a pensar.
Ruth Rocha, do livro A escola do Marcelo
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Escreva na lacuna o algarismo que representa a quantidade de personagens existentes no texto.
R.: No texto há __________ personagens.
3) Encontre no quadro abaixo o nome do personagem intruso, que não existe no texto:
Fábio | Cata | Silvia | Marcelo |
Aninha | Carlos | Beto | Márcia |
4) Que tipo de texto é “A escola do Marcelo”?
( ) Quadrinhos
( ) Narração
( ) Dissertação
5) Na opinião de Marcelo para que serve a escola? Você concorda com ele? Justifique sua resposta.
R.:
6) Encontre no quadro abaixo as palavras relacionadas a escola, em seguida escreva-as abaixo:
N | A | X | S | E | P | R | O | F | E | S | S | O | R | A | B | A | C | S | X | E | R |
C | A | Z | S | C | A | D | E | R | N | O | S | V | A | C | S | X | E | R | F | E | M |
V | A | Z | S | E | G | I | Z | H | A | G | A | C | S | Z | E | E | R | Q | Y | Y | U |
Q | B | A | Z | S | E | E | N | A | Z | X | C | A | R | T | E | I | R | A | S | V | C |
P | A | Z | X | S | E | R | Y | R | É | G | U | A | B | A | C | S | X | E | R | T | O |
M | B | E | X | E | B | O | R | R | A | C | H | A | N | A | V | S | X | E | M | S | E |
A | B | S | X | E | A | N | S | X | C | E | M | O | C | H | I | L | A | V | A | I | O |
B | A | Z | S | E | Q | L | Á | P | I | S | N | A | C | S | E | R | E | R | T | U | N |
A | B | S | X | E | R | L | O | U | S | A | B | A | X | S | D | E | R | Q | W | N | O |
M | V | S | Z | A | P | A | G | A | D | O | R | B | V | E | R | T | Y | Q | U | A | S |
7) Agora é sua vez, escreva um texto sobre a sua escola. E não se esqueça de tudo que o texto tem que ter:
- Título;
- Parágrafo e ponto final;
- Mínimo de 10 linhas;
- Se houver fala de personagem, inicie a frase com travessão (-).
Por ACESSABER
6 comentários
Gostei muito da atividade de interpretação textual e produção de texto, entendo que na leitura e interpretação, as atividades necessitam ser instigantes.
Muito obrigada, que bom que gostou da atividade.
QUERO RECEBER ATIVIDADES DE PORTUGUÊS COMO DESCRITO ABAIXO.
Português – gramática ( concordância nominal e verbal, plural/singular, pontuação)
Português (produção e interpretação de texto)
e a resposta da pergunda
Gostei a resposta foi certa e eu sou dou 8°ano!!
Gostei muito! Gostaria de receber atividades do paradidático A escola do Marcelo”.