Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre vocábulos oxítonos. Vamos analisar esses vocábulos no texto O mapa do tesouro? Para tanto, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Vocábulos oxítonos – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Vocábulos oxítonos – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Vocábulos oxítonos – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O mapa do tesouro
Ao contrário do que muita gente pensa, a Amazônia não é só brasileira. Esse imenso vale úmido coberto de florestas espalha-se pelo território do Brasil, assim como pelo da Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Porém, se dividíssemos a floresta em 100 pedaços, veríamos que 60 deles estariam em nosso país. Ou seja, mais da metade da Floresta Amazônica está dentro dos limites brasileiros, distribuída pelos estados da Região Norte (Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins), assim como no Mato Grosso e no Maranhão.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 179.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Aponte o trecho em que o vocábulo sublinhado é oxítono:
( ) “Ao contrário do que muita gente pensa, a Amazônia não é só brasileira.”
( ) “Esse imenso vale úmido coberto de florestas […]”
( ) “[…] veríamos que 60 deles estariam em nosso país.”
Questão 2 – Grife o vocábulo oxítono acentuado a seguir:
“Porém, se dividíssemos a floresta em 100 pedaços […]”
Questão 3 – Por que o vocábulo oxítono grifado anteriormente é acentuado?
Questão 4 – Assinale o substantivo próprio oxítono:
( ) “Bolívia”.
( ) “Pará”.
( ) “Rondônia”.
Questão 5 – Observe:
“Ou seja, mais da metade da Floresta Amazônica está dentro dos limites brasileiros […]”
a) Identifique a palavra oxítona acentuada presente nesse trecho:
b) Informe a razão da acentuação da palavra identificada acima:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.