Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, explora os verbos transitivos diretos. O que eles significam no contexto comunicativo? Aprenda, respondendo às questões com base no texto sobre o Croissant! Que tal conhecer a origem desse pequeno pão, com formato de meia-lua?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Croissant
Pequeno pão, com formato de meia-lua. Em francês, croissant significa crescente. Sua origem é incerta, alguns o considerando francês, outros afirmando sua criação por padeiros de Budapeste, no século 17. A história mais consistente, entretanto, conta que foi criado por padeiros austríacos, em 1686, durante a guerra com a Turquia. Na frente de batalha, durante a noite, um grupo de padeiros ouviu os turcos cavando um túnel por sob a cozinha do acampamento, possivelmente com o objetivo de atingir a retaguarda dos austríacos, para imprensá-los. O alarme dos padeiros levou à derrota os turcos. Como prêmio, receberam o privilégio de criar uma pastelaria no formato do desenho da bandeira turca, uma lua crescente, para comemorar a vitória. Originalmente, sua massa era mais densa e semelhante à de um pão.
Disponível em: <http://correiogourmand.com.br>.
Questões
Questão 1 – Aponte a passagem que contém um verbo transitivo direto:
( ) “Sua origem é incerta […]”
( ) “Como prêmio, receberam o privilégio […]”
( ) “Originalmente, sua massa era mais densa […]”
Questão 2 – O termo “o” é complemento de um verbo transitivo direto na frase:
( ) “[…] alguns o considerando francês […]”
( ) “[…] com o objetivo de atingir a retaguarda […]”
( ) “O alarme dos padeiros levou à derrota os turcos.”
Questão 3 – No trecho “[…] para imprensá-los.”, o complemento do verbo transitivo direto retoma:
( ) “os padeiros”
( ) “os turcos”
( ) “os austríacos”
Questão 4 – No segmento “O alarme dos padeiros levou à derrota os turcos.”, o verbo “levou” exigiu dois complementos. Identifique o complemento desse verbo na função de transitivo direto:
( ) “à derrota”
( ) “os turcos”
( ) “à derrota os turcos”
Questão 5 – Ao final do texto, a preposição “para” mais o verbo transitivo direto “comemorar”:
( ) exprimem um condição.
( ) exprimem uma conclusão.
( ) exprimem uma finalidade.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.