Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 1º ano do ensino médio.

Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 1º ano do ensino médio.

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora os verbos transitivos diretos. Quando um verbo se classifica dessa forma? Vamos aprender? Para tal, responda às variadas questões que se baseiam no texto A árvore das crianças!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A árvore das crianças

    Certa vez, uma pequena menina ganhou um balão, mas o vento arrancou-o de sua mão.

    – Pare, pare! – gritou a menina, e a árvore segurou o balão.

    A pequena menina […] trepou na árvore, e segurou o balão com as duas mãos.

    – Desça! – chamaram as outras crianças. Mas a pequena menina respondeu:

    – Não consigo, tenho que segurar o balão!

    Então, um pequeno menino subiu na árvore.

    – Agora desçam! – chamaram as crianças. Mas o pequeno menino respondeu:

    – Não consigo, tenho que segurar a pequena menina e a pequena menina tem que segurar o balão!

    Então, uma menina grande subiu na árvore.

    – Desçam agora! – chamaram as outras crianças. Mas a menina grande respondeu:

    – Não consigo, tenho que segurar o pequeno menino e o pequeno menino tem que segurar a pequena menina e a pequena menina tem que segurar o balão!

    Então, um menino grande subiu na árvore. Primeiro ele pegou o balão e desceu da árvore.

    Depois desceu a menina grande. Depois desceu o pequeno menino e por fim desceu a pequena menina que ficou muito contente por ter seu balão amarelo de volta.

WÖLFEL, Ursula. A árvore das crianças. In: STASCH, Karin. Conte outra vez: contos rítmicos. São Paulo: Antroposófica, 2012. p. 45-46. (Fragmento).

 

Questões

 

Questão 1 – Grife o verbo que compõe a passagem inicial do texto lido:

“Certa vez, uma pequena menina ganhou um balão […]”

 

Questão 2 – Na passagem acima, o verbo é transitivo direto porque:

a) dispensa complemento.

b) indica uma característica do sujeito.

c) exige complemento com preposição.

d) exige complemento sem preposição.

 

Questão 3 – Identifique a oração cujo verbo é transitivo direto:

a) “Então, um menino grande subiu na árvore.”

b) “Primeiro ele pegou o balão […]

c) “[…] e desceu da árvore.”

d) “[…] a pequena menina que ficou muito contente […]”

 

Questão 4 – Em “[…] mas o vento arrancou-o de sua mão.”, o termo sublinhado é chamado de:

a) objeto direto

b) objeto indireto

c) predicativo do objeto

d) predicativo do sujeito

 

Questão 5 – Na parte “– Pare, pare! – gritou a menina […]”, o verbo “gritou” é:

a) de ligação

b) intransitivo

c) transitivo direto

d) transitivo indireto

 

Questão 6 – No trecho “[…] a árvore segurou o balão.”, o verbo transitivo direto indica um fato:

a) duvidoso

b) concluído

c) constante

d) esporádico

 

Questão 7 – No segmento “[…] chamaram as outras crianças.”, o verbo transitivo direto “chamaram” exprime:

a) uma ação das outras crianças.

b) um estado das outras crianças.

c) um atributo das outras crianças.

d) um modo de ser das outras crianças.

 

Questão 8 – Ao final do texto “[…] por ter seu balão amarelo de volta.”, o verbo transitivo direto está na forma de:

a) gerúndio

b) particípio

c) infinitivo pessoal

d) infinitivo impessoal

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário