Início Série8º ano Atividade de português: Verbos no pretérito perfeito – 9º ano

Atividade de português: Verbos no pretérito perfeito – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os verbos no pretérito perfeito. O que eles indicam? Fatos concluídos, inacabados ou em realização? Vamos aprender? Para isso, responda às variadas questões que se referem ao texto “Encontro de múmias”. Você sabia que há um congresso só para apresentar as novas descobertas científicas feitas com múmias em todo o mundo? Curioso, não?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Encontro de múmias

    Você sabia que há um congresso só para apresentar as novas descobertas científicas feitas com múmias em todo o mundo? O último congresso sobre múmias foi em Tenerife, nas Ilhas Canárias, que pertence à Espanha. Naquela ilha foram encontradas muitas múmias de um povo chamado Guanche e lá estiveram especialistas de todo o mundo.

    Foi em um congresso de múmias que fui apresentada ao Otzi, a múmia gelada dos Alpes, encontrada no norte da Itália, quase na Áustria. Otzi era um homem que viveu no Neolítico – período da Pré-história entre 12.000 e 4.000 anos antes de Cristo –, nas montanhas, e um dia morreu quando tentava atravessar as geleiras. Todos os seus instrumentos, os ferimentos que podem ter causado a sua morte, a comida que ele _______ antes de morrer, e tudo o mais que foi encontrado pelos alpinistas que o descobriram ajudou muito os cientistas a entenderem como viviam aqueles povos há milhares de anos.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 182. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões 

Questão 1 – Identifique a passagem em que o verbo destacado está no pretérito perfeito:

(     ) “Você sabia que há um congresso só para apresentar […]”

(     ) “Foi em um congresso de múmias […]”

(     ) “[…] quando tentava atravessar as geleiras.”

 

Questão 2 – Na passagem identificada acima, o verbo está no pretérito perfeito para indicar:

(     ) um fato concluído.

(     ) um fato inacabado.

(     ) um fato em realização.

 

Questão 3 – No trecho “Naquela ilha foram encontradas muitas múmias […]”, o sujeito da locução verbal no pretérito perfeito é:

(     ) oculto.

(     ) simples.

(     ) indeterminado.

 

Questão 4 – Na parte “[…] e estiveram especialistas de todo o mundo.”, o advérbio sublinhado acrescenta ao verbo no pretérito perfeito “estiveram” uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) tempo.

(     ) finalidade.

 

Questão 5 – Observe as frases abaixo. Em seguida, sublinhe o verbo “viver” que foi flexionado no tempo pretérito perfeito:

“Otzi era um homem que viveu no Neolítico […]”

“[…] como viviam aqueles povos há milhares de anos.”

 

Questão 6 – Releia esta oração:

“[…] a comida que ele _______ antes de morrer […]”

 

O espaço na oração deve ser preenchido com o verbo “comer” no pretérito perfeito. Aponte-o:

(     ) “comeu”.

(     ) “comia”.

(     ) “comera”.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] e tudo o mais que foi encontrado pelos alpinistas […]”, o sujeito é:

(     ) é agente da ação expressa pela locução verbal no pretérito perfeito.

(     ) é paciente da ação expressa pela locução verbal no pretérito perfeito.

(     ) é agente e paciente da ação expressa pela locução verbal no pretérito perfeito.

 

Questão 8 – Em “[…] que o descobriram […]”, o vocábulo “o” funciona como:

(     ) sujeito do verbo no pretérito perfeito “descobriram”.

(     ) objeto direto do verbo no pretérito perfeito “descobriram”.

(     ) objeto indireto do verbo no pretérito perfeito “descobriram”.

 

Questão 9 – No segmento “[…] ajudou muito os cientistas a entenderem […]”, o termo grifado foi empregado para:

(     ) definir o sentido do verbo no pretérito perfeito “ajudou”.

(     ) intensificar o sentido do verbo no pretérito perfeito “ajudou”.

(     ) complementar o sentido do verbo no pretérito perfeito “ajudou”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário