Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora verbos no pretérito imperfeito. Vamos analisar esse tempo verbal no texto Uma casa para colecionadores de tesouros? Para isso, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Verbos no pretérito imperfeito – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Verbos no pretérito imperfeito – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Verbos no pretérito imperfeito – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Uma casa para colecionadores de tesouros
No século 17, alguns colecionadores tinham seus gabinetes de curiosidades. Considerados bisavós dos nossos museus modernos, esses espaços continham tudo aquilo que o colecionador coletava ao longo da vida, exibindo um pouco da enorme diversidade do mundo. Podia ter de tudo: fósseis, insetos, livros antigos, animais empalhados, quadros e muito mais. Hoje, a gente gosta de mostrar nossas coleções para todo mundo, mas antigamente os tais gabinetes eram abertos só para amigos dos colecionadores, cientistas e pesquisadores. Então, imagine: aquela incrível coleção de borboletas ficava lá, guardadinha, sem nenhuma visita de turmas de escola para alegrar o dia. Até que algumas pessoas perceberam que as coleções mereciam um lugar especial, e assim elas ganharam espaço nos primeiros museus do mundo – como o Museu Britânico e o Museu de História Natural, em Londres.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 211.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Em “No século 17, alguns colecionadores tinham seus gabinetes de curiosidades.”, o verbo no pretérito imperfeito refere-se:
( ) à 1ª pessoa do plural.
( ) à 2ª pessoa do plural.
( ) à 3ª pessoa do plural.
Questão 2 – Na parte “[…] aquilo que o colecionador coletava ao longo da vida […]”, o verbo está no pretérito imperfeito para indicar uma ação:
( ) contínua no passado.
( ) encerrada no passado.
( ) esporádica no passado.
Questão 3 – Na passagem “[…] aquela incrível coleção de borboletas ficava lá […]”, o advérbio acrescenta ao verbo no pretérito imperfeito uma circunstância de:
Questão 4 – No trecho abaixo, há um verbo no pretérito imperfeito. Sublinhe-o:
“Até que algumas pessoas perceberam que as coleções mereciam um lugar especial […]”
Questão 5 – Os verbos no pretérito imperfeito que compõem o texto foram empregados no modo indicativo ou no modo subjuntivo? Explique:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.