Início Série9º ano Atividade de português: Tipos de pronomes – 9º ano

Atividade de português: Tipos de pronomes – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano, explora tipos de pronomes. Vamos analisá-los no texto Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 9º ano: EF09LP05.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia: 

Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?

    Quando escutamos aquela música inesquecível no rádio, muitos encontros de neurônios se reforçam e memorizamos a sequência de sons. A partir desse instante, acontece um efeito conhecido entre os cientistas como “reverberação de memória”, que é como se o cérebro repassasse inúmeras vezes a mesma música. Por isso, algumas melodias grudam em nossa mente. 

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_236.pdf>.

(Fragmento com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?”, há um pronome indefinido. Ele dá um sentido indefinido ao substantivo:

 

 

Questão 2 – Sublinhe o pronome demonstrativo no trecho:

“Quando escutamos aquela música inesquecível no rádio […]

 

Questão 3 – Observe:

“[…] e memorizamos a sequência de sons.”

Nessa oração, o sujeito é um pronome pessoal que está oculto. Identifique-o:

 

Questão 4 – Na parte “[…] ‘reverberação de memória’, que é como se o cérebro repassasse inúmeras vezes a mesma música.”, o vocábulo “que” é:

(     ) pronome relativo.

(     ) conjunção integrante.

(     ) advérbio de intensidade.

 

Questão 5 – Aponte o segmento que contém um pronome possessivo:

(     ) “[…] muitos encontros de neurônios se reforçam […]”

(     ) “A partir desse instante, acontece um efeito […]”

(     ) “Por isso, algumas melodias grudam em nossa mente.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário