Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, propõe o estudo do tempo verbal presente, por meio de variadas questões. Os estudantes são chamados a identificar os verbos no presente e a finalidade a que se prestam na construção do texto Sudeste: Caboclinhos ou Caiapós.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Tempo verbal presente – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Tempo verbal presente – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Tempo verbal presente – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sudeste: Caboclinhos ou Caiapós
Diferentemente do Caboclinho pernambucano, os caboclos do Sudeste se ______________________ nas festividades dos santos de devoção e recebem também a denominação de Caiapós, no sul de Minas Gerais e no Estado de São Paulo.
Representam o indígena brasileiro catequizado pelos jesuítas, que foi associado à confraria de Nossa Senhora do Rosário. Apresentam-se ricamente vestidos, com adornos de penas nas pernas e nos braços, cocares, saiotes, e levam nas mãos arco e flecha. Este elemento faz papel percussivo na coreografia, pois marca o ritmo dos passos quando é realizado o movimento de esticar e soltar a flecha que, presa ao arco, faz barulho de estalo.
A música é executada com orquestra de percussão e, em algumas localidades, o acordeão é utilizado.
Em Minas Gerais e São Paulo, chamam a atenção, a beleza dos trajes e da coreografia movimentada das várias guardas existentes. Nas cidades mineiras de Serro, Ferros, São Gotardo, Diamantina e Sapucaia de Guanhães, dentre outras, os participantes terminam seus números desenvolvendo a dança do Pau-de-Fita, no qual realizam as figuras do trança-fitas, trança-lenços ou trança-cipós. Em algumas localidades paulistas e do sul de Minas, utilizam máscaras de cores berrantes e desenvolvem um enredo singular com a presença do cacique, que faz papel de pajé, e de um curumim, que representa seu filho.
Disponível em: <http://www.terrabrasileira.com.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a finalidade do texto lido:
R:
Questão 2 – Expõe-se uma opinião em:
a) “Apresentam-se ricamente vestidos, com adornos de penas nas pernas e nos braços […]”
b) “Este elemento faz papel percussivo na coreografia […]”
c) “A música é executada com orquestra de percussão […]”
d) “[…] os participantes terminam seus números desenvolvendo a dança do Pau-de-Fita […]”
Questão 3 – No texto acima, os verbos no presente apontam para fatos:
a) que estão acontecendo.
b) que são tradicionais.
c) que podem ocorrer.
d) que surgiram recentemente.
Questão 4 – Assinale o verbo que preenche corretamente o espaço indicado no texto:
a) encontram
b) cumprimentam
c) estabelecem
d) apresentam
Questão 5 – Em todas as passagens, registra-se o emprego de locução verbal no tempo presente, exceto em:
a) “[…] que foi associado à confraria de Nossa Senhora do Rosário.”
b) “[…] quando é realizado o movimento de esticar e soltar a flecha […]”
c) “A música é executada com orquestra de percussão […]”
d) “[…] e, em algumas localidades, o acordeão é utilizado.”
Questão 6 – Sublinhe os verbos no tempo presente que compõem as frases a seguir:
a) “[…] e recebem também a denominação de Caiapós, no sul de Minas Gerais […]”
b) “[…] pois marca o ritmo dos passos […]”
c) “[…] no qual realizam as figuras do trança-fitas, trança-lenços ou trança-cipós.”
d) “[…] utilizam máscaras de cores berrantes e desenvolvem um enredo singular […]”
Questão 7 – Marque o referente do verbo no presente destacado nesta parte do texto:
a) “[…] faz barulho de estalo.”
( ) o adorno de penas
( ) a flecha
( ) o arco
b) “[…] que representa seu filho.”
( ) cacique
( ) pajé
( ) curumim
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.