Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o sujeito oculto. Vamos analisar esse tipo de sujeito no texto sobre o livro Baleias, botos e golfinhos na bacia de Campos? Então, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sujeito oculto – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sujeito oculto – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sujeito oculto – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Baleias, botos e golfinhos na bacia de Campos
A despeito do fascínio que provocam, pouco se conhece sobre a vida dos cetáceos (baleias, botos e golfinhos). Onde podemos encontrá-los? Como se alimentam e reproduzem? Como identificamos as diferentes espécies? Neste livro, que faz parte da série ‘Guias de campo: fauna marinha da bacia de Campos’ – uma parceria entre o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos, da Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz) e o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) –, os autores respondem a essas e a outras perguntas sobre tais animais, caracterizando várias espécies que habitam a região, onde se encontram pelo menos 31 das mais de 40 espécies existentes no Brasil.
“Revista Ciência Hoje”. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>, abril de 2007.
Questões
Questão 1 – Grife o verbo cujo sujeito está oculto no período que introduz o texto:
“A despeito do fascínio que provocam, pouco se conhece sobre a vida dos cetáceos (baleias, botos e golfinhos).”
Questão 2 – Na passagem “Onde podemos encontrá-los?”, o sujeito oculto é um pronome pessoal referente:
( ) à 1ª pessoa do plural.
( ) à 2ª pessoa do plural.
( ) à 3ª pessoa do plural.
Questão 3 – No segmento “Como se alimentam e reproduzem?”, o termo “se” indica:
( ) a voz ativa do sujeito oculto.
( ) a voz passiva do sujeito oculto.
( ) a voz reflexiva do sujeito oculto.
Questão 4 – Em “Como identificamos as diferentes espécies?”, o verbo exprime:
( ) uma ação do sujeito oculto.
( ) um estado do sujeito oculto.
( ) uma característica do sujeito oculto.
Questão 5 – O advérbio “Como”, presente nas perguntas de sujeito oculto no texto, expressa:
( ) uma circunstância de lugar.
( ) uma circunstância de modo.
( ) uma circunstância de tempo.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.